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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/24757
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFischer, Tânia Maria Diederichs-
dc.contributor.authorWaiandt, Claudiani-
dc.creatorWaiandt, Claudiani-
dc.date.accessioned2017-12-07T19:49:18Z-
dc.date.available2017-12-07T19:49:18Z-
dc.date.issued2017-12-07-
dc.date.submitted2009-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24757-
dc.description.abstractO trabalho tem como objetivo compreender como se configura e se ensina o campo dos Estudos Organizacionais (EO) nos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu no Brasil, com o intuito de analisar a influência desse ensino na consolidação do campo, para tal, se realizou uma pesquisa qualitativa exploratória descritiva, com recursos da pesquisa histórica em nove programas de pós-graduação stricto sensu em Administração (EAESP/FGV/SP, EBAPE/FGV/RJ, UFBA, UFMG, UFPE, UFPR, UFRGS, UFSC e UnB), por meio de 17 entrevistas semi-estruturadas com docentes que lecionam disciplinas relacionadas ao campo, de análise de documentos das instituições e docentes, bem como de recursos de pesquisa biográfica. Para a interpretação dos dados utilizou-se a análise de conteúdo, que foi dividida em cinco componentes: perfil dos professores, representação do conhecimento, design curricular, planejamento do ensino e práticas em sala de aula. Verificou-se que o campo dos EO se constitui em um eixo estruturador do currículo dos programas estudados, sendo ensinado de maneira repetitiva e não estruturada nos dois níveis de ensino (mestrado e doutorado). Os conteúdos selecionados para o ensino passam por ampliações, inclusões e exclusões de acordo com as mudanças no corpo docente da instituição ou com a interação dos docentes dos programas. Além disso, os conteúdos são, predominantemente, estrangeiros e influenciados pelas relações de poder ao longo do tempo. O processo de ensino impacta nos desafios para a delimitação do campo dos Estudos Organizacionais, pois reforça a separação da teoria e sua aplicabilidade; é realizado, em grande parte, descontextualizado à realidade brasileira; e, ainda promove a expansão da publicação sem qualidade.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectConhecimentopt_BR
dc.subjectEstudos organizacionaispt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectCurrículospt_BR
dc.subjectDisciplinas escolarespt_BR
dc.titleO ensino dos estudos organizacionais nos cursos de pós-graduação stricto sensu em administraçãopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.refereesCarrieri, Alexandre de Pádua-
dc.contributor.refereesJunquilho, Gelson Silva-
dc.contributor.refereesFrança Filho, Genauto Carvalho-
dc.contributor.refereesCavedon, Neusa Rolita-
dc.publisher.departamentEscola de Administraçãopt_BR
dc.publisher.programNúcleo de Pós-Graduação em Administração - NPGApt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Sociais Aplicadaspt_BR
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