Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Fischer, Tânia Maria Diederichs | - |
dc.contributor.author | Waiandt, Claudiani | - |
dc.creator | Waiandt, Claudiani | - |
dc.date.accessioned | 2017-12-07T19:49:18Z | - |
dc.date.available | 2017-12-07T19:49:18Z | - |
dc.date.issued | 2017-12-07 | - |
dc.date.submitted | 2009 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24757 | - |
dc.description.abstract | O trabalho tem como objetivo compreender como se configura e se ensina o campo dos Estudos Organizacionais (EO) nos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu no Brasil, com o intuito de analisar a influência desse ensino na consolidação do campo, para tal, se realizou uma pesquisa qualitativa exploratória descritiva, com recursos da pesquisa histórica em nove programas de pós-graduação stricto sensu em Administração (EAESP/FGV/SP, EBAPE/FGV/RJ, UFBA, UFMG, UFPE, UFPR, UFRGS, UFSC e UnB), por meio de 17 entrevistas semi-estruturadas com docentes que lecionam disciplinas relacionadas ao campo, de análise de documentos das instituições e docentes, bem como de recursos de pesquisa biográfica. Para a interpretação dos dados utilizou-se a análise de conteúdo, que foi dividida em cinco componentes: perfil dos professores, representação do conhecimento, design curricular, planejamento do ensino e práticas em sala de aula. Verificou-se que o campo dos EO se constitui em um eixo estruturador do currículo dos programas estudados, sendo ensinado de maneira repetitiva e não estruturada nos dois níveis de ensino (mestrado e doutorado). Os conteúdos selecionados para o ensino passam por ampliações, inclusões e exclusões de acordo com as mudanças no corpo docente da instituição ou com a interação dos docentes dos programas. Além disso, os conteúdos são, predominantemente, estrangeiros e influenciados pelas relações de poder ao longo do tempo. O processo de ensino impacta nos desafios para a delimitação do campo dos Estudos Organizacionais, pois reforça a separação da teoria e sua aplicabilidade; é realizado, em grande parte, descontextualizado à realidade brasileira; e, ainda promove a expansão da publicação sem qualidade. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Conhecimento | pt_BR |
dc.subject | Estudos organizacionais | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Currículos | pt_BR |
dc.subject | Disciplinas escolares | pt_BR |
dc.title | O ensino dos estudos organizacionais nos cursos de pós-graduação stricto sensu em administração | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.contributor.referees | Carrieri, Alexandre de Pádua | - |
dc.contributor.referees | Junquilho, Gelson Silva | - |
dc.contributor.referees | França Filho, Genauto Carvalho | - |
dc.contributor.referees | Cavedon, Neusa Rolita | - |
dc.publisher.departament | Escola de Administração | pt_BR |
dc.publisher.program | Núcleo de Pós-Graduação em Administração - NPGA | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências Sociais Aplicadas | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Tese (NPGA)
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