Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/24651
Tipo: Tese
Título: “TODAS AS COISAS SÃO LÍCITAS, MAS NEM TODAS AS COISAS CONVÊM”: EFEITOS DE SENTIDO DO PROCESSO DE MIDIATIZAÇÃO DA/NA RELIGIOSIDADE PENTECOSTAL BRASILEIRA
Autor(es): Souza, Catiane Rocha Passos de
Autor(es): Souza, Catiane Rocha Passos de
Abstract: Esta pesquisa tem como finalidade principal compreender como o discurso telejornalístico em circulação, no âmbito de famílias de evangélicos das Igrejas Pentecostais Assembleias de Deus, interpenetra no processo de reconhecimento de temas atuais, incidindo na ressignificação das concepções de moral que atribuem identificação à formação discursiva pentecostal na sociedade brasileira em vias de midiatização. Para isso, discutimos sobre o (re)ativismo pós secularização que fez ascender o movimento pentecostal no mundo e, especificamente, no quadro das religiões no Brasil. Buscamos entender como os processos de midiatização operam na organização social para manutenção ou transformação dos valores morais, destacando o lugar da televisão na sociedade brasileira e, em especial, no trajeto do desenvolvimento das Igrejas Assembleias de Deus no Brasil, no qual reside a tensão entre a manutenção dos usos/costumes e a midiatização das práticas religiosas. O percurso analítico conta com um quadro teórico multidisciplinar que engloba estudos sobre religião, moral e midiatização. O arcabouço teórico-analítico se constitui, sobretudo, com conceitos da escola latina dos estudos de Midiatização e da Análise do Discurso. A materialidade que compõe o corpus se origina de 12 entrevistas realizadas com membros de quatro famílias de religiosos das Assembleias de Deus. Além disso, o trabalho analítico conta com documentos e publicações institucionais. Os procedimentos trazem discussões com vistas à circulação discursiva enquanto lugar de produção, reconhecimento e significação. Os resultados indicam que a circulação do discurso telejornalístico nessas famílias reforça a tensão entre a manutenção dos valores conservadores e a ressignificação no/do processo de identificação assembleiana. Esses novos processos de identificação assembleiana apontam o funcionamento da Teologia da Moralidade em prol de “politização” cujos objetivos visam a manutenção do poder religioso institucional na sociedade em vias de midiatização.
Palavras-chave: Religião
Mídia
Moral
Pentecostalismo
Telejornalismo
CNPq: Multidisciplinar
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24651
Data do documento: 23-Nov-2017
Aparece nas coleções:Tese (POSCULTURA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Catiane Rocha.pdf4,67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.