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Tipo: Dissertação
Título: Bacharelado interdisciplinar em saúde: um novo modelo de formação acadêmica ou uma via de acesso ao curso de Medicina?
Autor(es): Pimentel, Alessandra Caldeira
Autor(es): Pimentel, Alessandra Caldeira
Abstract: A dissertação é constituída de dois artigos. O primeiro apresenta uma visão geral da teoria do psicólogo norte-americano Donald Super, um dos mais destacados pesquisadores do mundo na área da Orientação Vocacional e Profissional, com base na revisão de sua obra, cotejada com a revisão bibliográfica de autores que analisaram sua teoria. O artigo descreve os doze elementos constitutivos da teoria do desenvolvimento vocacional e destaca os pressupostos teóricos sistematizados pelo autor e os conceitos-chave que são úteis para a análise dos fatores determinantes das escolhas vocacionais, quais sejam “maturidade vocacional”, “autoconceito” e “saliência de papéis”. Em seguida, discute a possibilidade de utilização destes conceitos em estudos empíricos que tratem de identificar as motivações dos estudantes que ingressam em cursos de formação superior. O segundo artigo tem por objetivo compreender os fatores que afetam o processo de decisão dos alunos ingressantes no primeiro semestre de 2016 na escolha pelo Bacharelado Interdisciplinar em Saúde da UFBA tendo em vista suas expectativas profissionais futuras, buscando identificar se há uma conexão entre o perfil socioeconômico e cultural dos estudantes, o autoconceito/autoimagem e suas escolhas vocacionais. A hipótese inicial que norteou o trabalho é que os estudantes com perfil socioeconômico e cultural elevado tendem a ter um melhor autoconceito/autoimagem, o que pode estar vinculado a uma escolha profissional por um curso de alta demanda, no caso, o curso de Medicina. Para tanto, foram investigados 54 ingressantes do BI-Saúde em 2016 a partir de um roteiro específico, por meio eletrônico, contendo questões de múltiplas-escolhas e questões abertas, sendo posteriormente realizada a análise dos dados e do discurso. A interpretação dos dados sugere que a principal motivação pela escolha do BI-Saúde/UFBA seja a possibilidade de utilizá-lo como meio de acesso ao curso de Medicina.
The dissertation consists of two articles. The first presents an overview of the theory of the American psychologist Donald Super, one of the world leading researchers in the field of Vocational and Professional Guidance, based on the review of his work, collated with the literature produced by authors that analyzed his theory. The article describes the twelve basic elements of his theory of vocational development and highlights the theoretical assumptions systematized by the author and the key-concepts that are useful for the analysis of the determinants of vocational choices, such as "vocational maturity", "self-concept" and "salience inventory”. It also discusses the possible use of these concepts in empirical studies that intend to identify the motivations of students enrolled in higher education courses. The second article aims to understand the factors that affect the decision process of choice of incoming students of Interdisciplinary Undergraduate Studies of Health in UFBA, and their future expectations. The article seeks to identify if there is a connection between socioeconomic and cultural profile, self-concept / self-image and vocational choices. The concepts that give theoretical support to the present study are based on the Theory of Vocational Development of Donald Super. The initial hypothesis that guided the work is that students with a high socioeconomic and cultural profile tend to have a better self-concept / self-image, which may be linked to a professional choice for a course of high qualified demand, in this case, the medicine course. To that end, 54 students were interviewed in 2016, based on a specific electronic questionnaire, containing multiple-choice and open-ended questions. Data and speech analysis were then performed. The interpretation of the data suggests that the main motivation for choosing this Interdisciplinary Undergraduate Studies of Health is the possibility of using it as a means of privileged access to the medical course.
Palavras-chave: Bacharelado Interdisciplinar em Saúde
Medicina
Escolha Vocacional
Teoria do Desenvolvimento Vocacional
Universidade
CNPq: Educação
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24633
Data do documento: 21-Nov-2017
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