https://repositorio.ufba.br/handle/ri/2443
metadata.dc.type: | Artigo de Periódico |
Título : | Educação musical e identidade: mobilizando o poder da cultura para uma formação mais musical e um mundo mais humano |
Otros títulos : | Claves |
Autor : | Oliveira, Alda de Jesus |
metadata.dc.creator: | Oliveira, Alda de Jesus |
Resumen : | Este texto aborda as relações entre educação musical, identidade e cultura, com ênfase numa perspectiva que sugere a articulação entre os processos de educação musical escolar e não escolares. Defende-se um ensino de música que tenha relações com o poder mobilizador da cultura, que seja equilibrado em termos de atividades musicais, que seja musical e que contribua para um mundo mais humanizado. São apresentados fundamentos teóricos que podem orientar o professor de música para uma abordagem pedagógica de articulação e diálogo com a cultura (a abordagem PONTES) e uma representação gráfi ca para explicar uma opção de organização curricular. |
Palabras clave : | Educação escolar. Educação não escolar. Cultura musical. Educação multicultural. Formal education. Informal education. Musical culture. Multicultural education. |
URI : | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/2443 |
Fecha de publicación : | 2006 |
Aparece en las colecciones: | Artigo Publicado em Periódico (Escola de Música) |
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2715-4175-1-PB.pdf | 101,24 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.