Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/2443
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Educação musical e identidade: mobilizando o poder da cultura para uma formação mais musical e um mundo mais humano
Título(s) alternativo(s): Claves
Autor(es): Oliveira, Alda de Jesus
Autor(es): Oliveira, Alda de Jesus
Abstract: Este texto aborda as relações entre educação musical, identidade e cultura, com ênfase numa perspectiva que sugere a articulação entre os processos de educação musical escolar e não escolares. Defende-se um ensino de música que tenha relações com o poder mobilizador da cultura, que seja equilibrado em termos de atividades musicais, que seja musical e que contribua para um mundo mais humanizado. São apresentados fundamentos teóricos que podem orientar o professor de música para uma abordagem pedagógica de articulação e diálogo com a cultura (a abordagem PONTES) e uma representação gráfi ca para explicar uma opção de organização curricular.
Palavras-chave: Educação escolar. Educação não escolar. Cultura musical. Educação multicultural.
Formal education. Informal education. Musical culture. Multicultural education.
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/2443
Data do documento: 2006
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (Escola de Música)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2715-4175-1-PB.pdf101,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.