https://repositorio.ufba.br/handle/ri/2443| Tipo: | Artigo de Periódico |
| Título: | Educação musical e identidade: mobilizando o poder da cultura para uma formação mais musical e um mundo mais humano |
| Título(s) alternativo(s): | Claves |
| Autor(es): | Oliveira, Alda de Jesus |
| Autor(es): | Oliveira, Alda de Jesus |
| Abstract: | Este texto aborda as relações entre educação musical, identidade e cultura, com ênfase numa perspectiva que sugere a articulação entre os processos de educação musical escolar e não escolares. Defende-se um ensino de música que tenha relações com o poder mobilizador da cultura, que seja equilibrado em termos de atividades musicais, que seja musical e que contribua para um mundo mais humanizado. São apresentados fundamentos teóricos que podem orientar o professor de música para uma abordagem pedagógica de articulação e diálogo com a cultura (a abordagem PONTES) e uma representação gráfi ca para explicar uma opção de organização curricular. |
| Palavras-chave: | Educação escolar. Educação não escolar. Cultura musical. Educação multicultural. Formal education. Informal education. Musical culture. Multicultural education. |
| URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/2443 |
| Data do documento: | 2006 |
| Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (Escola de Música) |
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 2715-4175-1-PB.pdf | 101,24 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.