Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/2437
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Formação para merendeiras: uma proposta metodológica aplicada em escolas estaduais atendidas pelo programa nacional de alimentação escolar, em Salvador, Bahia
Título(s) alternativo(s): Revista de Nutrição
Autor(es): Leite, Catarina Lima
Cardoso, Ryzia de Cássia Vieira
Góes, José Ângelo Wenceslau
Figueiredo, Karla Vila Nova de Araújo
Silva, Edleuza Oliveira
Bezerril, Mariângela Melo
Vidal Júnior, Permínio Oliveira
Santana, Aisi Anne Carvalho
Autor(es): Leite, Catarina Lima
Cardoso, Ryzia de Cássia Vieira
Góes, José Ângelo Wenceslau
Figueiredo, Karla Vila Nova de Araújo
Silva, Edleuza Oliveira
Bezerril, Mariângela Melo
Vidal Júnior, Permínio Oliveira
Santana, Aisi Anne Carvalho
Abstract: OBJETIVO: Descrever uma experiência de formação desenvolvida para merendeiras de escolas atendidas pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar. MÉTODOS: Trata-se de um estudo descritivo, cujo objeto de análise foi um curso realizado para merendeiras de 97 escolas estaduais, em Salvador (BA). A definição e a implementação da formação apresentou três etapas: sondagem de conteúdos e metodologias junto às merendeiras, desenvolvimento das atividades de formação e avaliação da metodologia do curso pelas merendeiras. RESULTADOS: A consulta às merendeiras possibilitou a indicação dos conteúdos de maior interesse e a metodologia a ser utilizada. O curso teve duração de 20 horas, em turmas de aproximadamente 35 pessoas, e foi realizado em unidades escolares. O programa da atividade apresentou conteúdos diferenciados, incluindo: o Programa Nacional de Alimentação Escolar, a merendeira no sistema da alimentação escolar, princípios de nutrição e alimentação e boas práticas de produção. Como recursos metodológicos foram adotados: teatro, exposição dialogada, oficinas, gincana, experiências práticas, jogos interativos, atividades em grupo, aplicação de formulários e um módulo que contemplava todas as apresentações. Ao final do evento, as merendeiras avaliaram o curso segundo os seguintes aspectos: explicação dos conteúdos, recursos utilizados, ritmo das atividades, atendimento às perguntas, apreensão dos conteúdos, aspectos positivos e negativos e sugestões. CONCLUSÃO: A experiência evidenciou a possibilidade de orientar a construção de um novo modelo de formação, mediante a contribuição e a valorização da consulta ao público-alvo, o que permitiu uma ressignificação das práticas tradicionais de formação e proporcionou maior chance de êxito, devido às demandas específicas apresentadas pelos próprios participantes.
Palavras-chave: Alimentação escolar
Educação em saúde
Merendeiras
Treinamento
School feeding
Health education
School lunch cooks
Training
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/2437
Data do documento: 2011
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (Escola de Nutrição)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
a08v24n2.pdf329,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.