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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLima, Antônio Cezar de Castro-
dc.contributor.authorLopes, Maísa Soares dos Santos-
dc.creatorLopes, Maísa Soares dos Santos-
dc.date.accessioned2017-10-02T15:36:38Z-
dc.date.available2017-10-02T15:36:38Z-
dc.date.issued2017-10-02-
dc.date.submitted2017-06-30-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24293-
dc.description.abstractProgramação de computadores é uma habilidade importante que os profissionais da área de Tecnologia de Informação devem possuir. Entretanto, o estudo de programação é considerado difícil e pouco atraente para a maioria dos alunos. Apesar dos vários estudos desenvolvidos na tentativa de melhorar esta situação, ainda existe necessidade de recursos educacionais que motivem e estimulem os alunos. Esta tese tem como objetivo propor uma arquitetura modular para um ambiente dinâmico voltado ao ensino aprendizagem de programação, baseada na integração de aprendizagem colaborativa suportada por computador, robótica móvel e laboratório remoto. A arquitetura proposta possibilita a contextualização do ensino e a utilização de estratégia de planejamento, codificação e teste de soluções de problemas e pode ser aplicada na educação à distância ou de forma complementar ao ensino tradicional. Para verificar a viabilidade da arquitetura, optou-se pela construção de um protótipo, denominado de LaraPC, um ambiente virtual de aprendizagem otimizado com suporte à experimento de robótico remoto, programação colaborativa, interação síncrona entre os usuários e ferramenta para análise de problema. Para compor o LaraPC, foi desenvolvido o ambiente para programação e controle de um robô móvel que integra um laboratório remoto e uma ferramenta de programação online onde é possível realizar atividades práticas individualmente ou em grupo. Os testes empíricos e de inspeção serviram de validação experimental do trabalho. Os resultados mostram que o conjunto de soluções adotadas comprova a capacidade da arquitetura em atender aos requisitos identificados e que, embora a validação de utilização ainda não esteja completa, o sistema é um ambiente com potencial para envolver e motivar os alunos na aprendizagem de programação.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProgramação de computadorespt_BR
dc.subjectLaboratório remotopt_BR
dc.subjectAprendizagem Colaborativa Suportada por Computador (CSCL)pt_BR
dc.subjectRobótica móvelpt_BR
dc.titleAmbiente colaborativo para ensino aprendizagem de programação integrando laboratório remoto de robóticapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor-coSilva, Alzira Ferreira da-
dc.contributor.refereesNascimento, Marcio Luis Ferreira-
dc.contributor.refereesGoncalves, Luiz Marcos Garcia-
dc.contributor.refereesTrindade, Roque Mendes Prado-
dc.contributor.refereesMagalhães, Robson da Silva-
dc.contributor.refereesFontana, Márcio-
dc.publisher.departamentEscola Politécnicapt_BR
dc.publisher.programPós Graduação em Engenharia Industrialpt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiência da Computaçãopt_BR
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