Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/24196
Tipo: Tese
Título: Evolução clínica e nutricional de lactentes nascidos a termo adequados e pequenos para idade gestacional no primeiro ano de vida
Autor(es): Costa, Mariana de Lima
Autor(es): Costa, Mariana de Lima
Abstract: RESUMO Lactentes nascidos a termo e pequenos para a idade gestacional são constantemente, manejados como os prematuros. Além disso, são escassos os estudos que os acompanharam no primeiro ano de vida. Esse projeto teve como objetivo estudar a evolução clínica e nutricional de lactentes nascidos a termo pequenos para a idade gestacional, comparando-os aos nascidos a termo e adequados para a idade gestacional, durante o primeiro ano de vida. Esses lactentes foram assistidos mensalmente por equipe multi e interdisciplinar, em ambulatório, no qual foram coletadas informações referentes às características socioeconômicas, à saúde materna e paterna e ao crescimento, ao uso de suplementação vitamínica e mineral e ao consumo alimentar dos lactentes envolvidos. Exames bioquímicos também foram solicitados para análise dos parâmetros hematimétricos, do ferro sérico e do perfil lipídico no primeiro, quarto e décimo segundo meses de vida. Pôde-se observar que algumas variáveis se destacaram como possíveis determinantes para o nascimento de lactentes a termo e pequenos para a idade gestacional: peso ao final da gestação, uso de tabaco na gestação, ocorrência de hipertensão arterial e parasitose durante a gestação. No primeiro semestre de vida, foi observado similaridade na velocidade de ganho de peso entre lactentes nascidos a termo adequado e pequenos para a idade gestacional, exceto ao sexto mês. As médias dos parâmetros hematimétricos e do perfil lipídico foram similares no decorrer do primeiro ano de vida. Lactentes amamentados, quando comparados àqueles não amamentados, apresentaram menor concentração de VLDL e Triglicerídeos a partir do quarto mês de vida e maior de colesterol total, LDL-c e HDL-c, no decorrer do primeiro ano de vida. Assim, os dados aqui apresentados reforçam que esses lactentes precisam ser assistidos como um grupo peculiar com características clinicas e nutricionais específicas.
Palavras-chave: Recém- nascidos – Peso baixo
Baixo peso ao nascer
Crescimento
Lactentes – Nutrição
Nascimento a termo
CNPq: Medicina
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Medicina e Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24196
Data do documento: 18-Set-2017
Aparece nas coleções:Tese (PPGMS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TeseFinal PDF Final.pdf4,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.