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metadata.dc.type: Tese
Título : Reabilitação por meio de realidade virtual na Doença de Parkinson
Autor : Pedreira, Glícia Bacellar
metadata.dc.creator: Pedreira, Glícia Bacellar
Resumen : RESUMO Doença de Parkinson é uma enfermidade progressiva que acomete 1 a 2% dos indivíduos acima de 65 anos resultando em limitações funcionais que interferem na qualidade de vida. Apesar de vários estudos demonstrarem melhora do desempenho motor após a realização de fisioterapia, ainda há dúvidas sobre qual a estratégia mais adequada para melhoria das atividades de vida diária e qualidade de vida em portadores de DP. Objetivo: verificar o efeito da reabilitação virtual na qualidade de vida de pacientes com doença de Parkinson. Método: ensaio clínico controlado, simples cego, com 44 pacientes, divididos em um grupo de 22 indivíduos tratados com realidade virtual e outro para fisioterapia convencional. Eles foram acompanhados durante um mês. Os dois grupos foram submetidos a três sessões semanais de exercícios com duração de 40 minutos cada. A escala PDQ-39 foi utilizada para avaliação e comparação da qualidade de vida no tempo zero e após o término do experimento. Resultado: O grupo submetido à reabilitação pela realidade virtual mostrou aumento significativo (p<0.05) nos valores da escala de qualidade de vida após um mês de tratamento. Conclusão: apesar de ser um estudo com pequeno número de pacientes verificamos que a reabilitação virtual melhora a qualidade de vida de pacientes com doença de Parkinson. São necessários estudos com maior número de enfermos para confirmar essa hipótese. 1. Palavras-chave: Doença de Parkinson; qualidade de vida; ensaio clínico; jogos virtuais, reabilitação.
ABSTRACT Parkinson's disease is a progressive disease that affects 1 to 2% of individuals over 65 years resulting in functional limitations that reduce their quality of life. Although several studies have demonstrated improved the motor performance after physical therapy, there are still doubts about the best strategy for improvement of activities of daily living and quality of life in patients with Parkinson's disease. Objective: to assess the effect of virtual reality in the quality of life of patients with Parkinson's disease. Methods: We performed a single blind controlled trial with 44 patients divided into two groups of 22 for been treated with virtual reality and the other for conventional physiotherapy. They were followed for a month. Both groups underwent three weekly sessions of exercise lasting 40 minutes each. The scale PDQ39 was used to evaluate the quality of life at ground zero and after the experiment. Results: patients treated with virtual reality showed significant improvement (p<0.05) in the values of the scale of quality of life after one month of treatment. Conclusion: Despite a small number of patients, we found that virtual rehabilitation improves quality of life in patients with Parkinson's disease. Studies with larger numbers of patients are necessary to confirm this hypothesis. Keywords: Parkinson’s disease; quality of life; clinical trial; game
Palabras clave : Doença de Parkinson
Qualidade de vida
Ensaio clínico
Jogos virtuais
Reabilitação
metadata.dc.subject.cnpq: Medicina
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Pós-graduação em Medicina e Saúde
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24190
Fecha de publicación : 18-sep-2017
Aparece en las colecciones: Tese (PPGMS)

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