Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/24130
metadata.dc.type: Tese
Título : Efeito Imediato Do Sildenafil Na Função Ventricular Direita Analisada Pela Ressonância Cardiovascular Em Pacientes Com Insuficiência Cardíaca: Um Ensaio Clínico Randomizado
Autor : Fernandes, André Maurício Souza
metadata.dc.creator: Fernandes, André Maurício Souza
Resumen : Introdução: estudos prévios tem demonstrado que a inibição da fosfodiesterase 5 está associada com melhora funcional do ventrículo direito em pacientes com hipertensão pulmonar. Esse estudo tem por objetivo demonstrar o efeito imediato do sildenafil, um inibidor da fosfodiesterase 5, na função ventricular direita, analisado através da ressonância cardiovascular, em pacientes com insuficiência cardíaca com disfunção sistólica. Métodos: foi realizado um ensaio clínico controlado duplo cego. Critérios de inclusão: diagnóstico de insuficiência cardiaca com CF I-III; fração de ejeção de ventrículo esquerdo menor que 35%. Os pacientes foram submetidos a ressonância cardiovascular e então eram randomizados para 50 mg de sildenafil ou placebo via oral. Uma hora após a administração da droga os pacientes eram submetidos novamente a uma nova ressonância cardiovascular. Resultados: 26 patientes foram recrutados em um centro de atenção terciária no Brasil e 13 foram alocados em cada grupo. A mediana da idade foi de 61,5 anos (percentil 25 e 75: 50 – 66,5 anos). Exceto pelo aumento da mudança da fração de área do ventrículo direito após adminstração do sildenafil, (sildenafil [antes vs. depois]: 34,3 [25,2-43,6]% vs. 42,9 [28,5-46,7]%, p= 0,04; Placebo [antes vs. depois]: 28,1 [9,2-34,8]% vs. 29,2 [22,5-38,8]%, p=0,86), não houve alteração nos parametros de função ventricular direita. Não houve melhora na funcão ventricular esquerda nem na distensibilidade da artéria pulmonar. Conclusão: Esse estudo mostrou que uma dose única de sildenafil não altera de modo significativo a função ventricular direita medida pela ressonância magnética. Clinical Trials NCT01936350.
Palabras clave : hipertensão pulmonar
ressonância magnética
metadata.dc.subject.cnpq: Medicina I
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Medicina e Saúde
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24130
Fecha de publicación : 29-ago-2017
Aparece en las colecciones: Tese (PPGMS)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Tese de doutorado2.pdf686,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.