Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/23988
Tipo: Dissertação
Título: Qualidade nos bacharelados interdisciplinares da UFBA: perfil dos concluintes e sua percepção sobre a formação
Autor(es): Santos, Emanuele Freitas dos
Autor(es): Santos, Emanuele Freitas dos
Abstract: A qualidade na educação superior é um conceito multidimensional que tem recebido destaque na literatura na área de educação. Neste trabalho optamos por abordar esta concepção a partir de uma visão pluralista, que leva em conta as missões das universidades no século XXI e de uma visão relacionada à equidade no acesso às oportunidades educacionais. Para alcançar uma maior qualidade, a educação superior brasileira deveria passar por mudanças em seu modelo de formação estritamente profissionalizante, e passar a desenvolver nos estudantes conhecimentos que permitam compreender e intervir nos problemas da sociedade. A necessidade de mudanças na arquitetura curricular dos cursos superiores brasileiros passou a ser considerada no contexto do Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI) que propiciou a ampliação do número de vagas e, em conjunto com as Políticas de Ações Afirmativas e outras ações, promoveu um acesso mais democrático à estas instituições. Os Bacharelados Interdisciplinares (BI) foram implantados na Universidade Federal da Bahia (UFBA) no ano de 2009, com o objetivo de oferecer formação geral humanística, científica e artística, conferindo autonomia para a aprendizagem e uma inserção mais ampla dos jovens na vida social. Os cursos também pretendem propiciar ao estudante a aquisição de conhecimentos gerais e específicos e o aprendizado de fundamentos conceituais e metodológicos para uma posterior formação profissional e/ou estudos de pós-graduação. Atravessando um período de consolidação da experiência dos BI da UFBA, é importante conhecer as características dos estudantes que optaram por estes cursos e a sua apreciação sobre as condições da sua formação. O presente estudo teve como objetivo geral identificar a existência de relações entre o perfil dos concluintes dos cursos de BI e como compreendem o seu percurso formativo. Os objetivos específicos envolveram a caracterização do perfil socioeconômico e acadêmico do estudante dos BI e sua apreciação sobre aspectos gerais da formação, oportunidades oferecidas pela instituição, docentes e infraestrutura. 178 estudantes responderam ao instrumento para coleta de dados enviado por e-mail. A metodologia foi quantitativa utilizando-se para análise dos dados a estatística descritiva e a análise fatorial. Os resultados desta pesquisa permitem afirmar que os cursos têm despertados o interesse de jovens, oriundos de escolas particulares, embora seja grande a presença de estudantes pretos e pardos e de menor renda, como reflexo das políticas de democratização do acesso. Sobre a percepção dos estudantes acerca das condições do processo formativo, a dimensão relacionada ao desenvolvimento da formação geral foi a que obteve as maiores médias, sugerindo que os cursos oferecem condições para o alcance dos seus objetivos. A compreensão dos participantes a respeito das oportunidades de ampliação da formação acadêmica e percepção acerca dos docentes também podem ser consideradas positivas. A dimensão relacionada a infraestrutura e serviços de apoio obteve as menores médias, por isso este aspecto merece maior atenção dos gestores dos cursos. Na relação entre os grupos de perfil e a percepção sobre os cursos, os resultados indicam poucas diferenças entre as categorias, o que pode sugerir que os BI promovem equidade nos seus processos internos. A reflexão proposta neste trabalho apresenta elementos que podem contribuir com a discussão acerca dos processos de avaliação da qualidade dos BI da UFBA.
Quality in higher education is a multidimensional concept, which has acquired prominence in the educational field of literature. In this work, a pluralist view of this conception was chosen, taking into account the universities’ missions in the 21st century and a vision related to equity in access to educational opportunities. In order to achieve a higher quality, the Brazilian higher education should undergo changes in its strictly vocational training model, and develop the knowledge of the students to understand and intervene in the problems of society. The need for changes in the curricular architecture of Brazilian higher education courses were considered in the context of the Federal Universities Restructuring and Expansion Program (REUNI), allowing the increase of the number of vacancies in public universities and, together with the Affirmative Action Policies and other actions, has promoted a more democratic access to these institutions. The Interdisciplinary Bachelors Degree (BI) implemented at the Federal University of Bahia in the year 2009, had the objective of offering general humanistic, scientific and artistic education. It granted the students autonomy for learning and a wider insertion of young people in social life. The courses also aim to provide the student with the acquisition of general and specific knowledge for the learning of conceptual and methodological foundations that can work for a later professional training and / or postgraduate studies. Through a period of consolidation of the UFBA BI experience, it is important to know the characteristics of the students who have opted for these courses and their appraisal of the conditions of their education. The general objective of the present study was to identify the existence of relations between the profile of the BI students and how they understand their formative path. The specific objectives involved the characterization of the socioeconomic and academic profile of the BI students and their appreciation of overall aspects of training, opportunities offered by the institution, their teachers and the University's infrastructure. One hundred seventy-eight students answered the instrument for data collection sent by e-mail. The methodology was mainly quantitative, with the use of descriptive statistics and factor analysis for analyzing data. The results of this research confirm the courses have aroused the interest of young people coming from private schools, although the presence of numerous black students and lowincome students in the courses reflect the democratization of access policies to the higher education. Regarding students' perceptions about the conditions of the training process, the dimension related to the development of general education was the one that obtained the highest averages, suggesting that the courses offer those conditions to reach their objectives. The understanding of the participants about the opportunities for expanding academic training and their perceptions about teachers can be considered as positive. The dimension related to infrastructure and support services obtained the lowest averages, so this aspect deserves more attention from the course managers. In the relation between the profile groups and the perception about the courses, the results indicate a few differences between the categories, which may suggest that BI promotes equity in its internal processes. The proposed reflection in this work presents elements that can contribute to the discussion about the processes of evaluation of the quality of BI and UFBA.
Palavras-chave: Educação superior
Qualidade
Bacharelados Interdisciplinares
CNPq: Educação
País: brasil
Sigla da Instituição: UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
metadata.dc.publisher.program: PROGRAMA PÓS GRADUAÇÃO EM ESTUDOS INTERDISCIPLINARES SOBRE A UNIVERSIDADE
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23988
Data do documento: 15-Ago-2017
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGEISU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SANTOS, Emanuele F. Dissertação final RI.pdf5,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.