Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/23933
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Avaliação do desempenho do índice APRI no diagnóstico de fibrose hepática em pacientes com Hepatite C crônica: uma revisão sistemática
Autor : Ribeiro, Pedro Henrique Silva
metadata.dc.creator: Ribeiro, Pedro Henrique Silva
Resumen : A Hepatite C é uma doença viral (HCV) de caráter predominantement e crônico que acomete o parênquima hepático. Um procedimento de suma importância no acompanhamento de pacientes portadores do HCV é o estadiamento da fibrose hepática (FH). A biópsia atualmente é o “padrão-ouro” para diagnóstico e graduação da FH. Dentre os métodos não invasivos para se avaliar e estadiar o grau de FH tem- se métodos mecânicos, como a elastografia hepática transitória, e bioquímicos, como o índice de relação AST sobre plaquetas (APRI). Objetivo: Avaliar o índice APRI como método de estadiamento de FH em pacientes portadores de Hepatite C crônica. Metodologia: Revisão sistemática da literatura baseada no método Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA). Foi utilizada a base de dados do PubMed/Medline, sendo utilizados como palavras-chave os termos “APRI”, “AST to platelet ratio index” ou “aspartate aminotransferase ratio index” com “liver fibrosis” ou “liver fibroses” com “chronic hepatitis C” ou “hepatitis C, chronic”. Foram utilizados os filtros “Clinical Trial” e “Human”, e foram selecionados artigos em português, inglês ou espanhol. Resultados: Foram identificadas 292 publicações inicialmente, além de mais 8 incluídas por busca manual. Dessas, apenas 24 foram consideradas relevantes para o estudo a partir do uso dos filtros de busca. Então, 7 artigos foram excluídos a partir da leitura do título/resumo. Dos 17 trabalhos eleitos, 11 foram excluídos após leitura completa por não satisfazerem os critérios de inclusão, sendo os 6 artigos restantes selecionados para análise dos dados. Discussão: Nota- se uma variabilidade muito grande entre os melhores valores encontrados como pontos de corte para o diagnóstico dos graus de fibrose hepática pesquisados (F2 e F3), dificultando a realização de comparações e correlações entre os resultados encontrados. Conclusões: Não foi possível eleger um novo ponto de corte para o APRI a partir dos estudos analisados (não houve concordância entre os resultados encontrados). O APRI parece ser uma boa técnica para o diagnóstico de fibrose hepática, mas ainda é necessária uma padronização com pontos de cortes conhecidos para tentar elevar a acurácia deste método.
Palabras clave : Hepatite C crônica
Fibrose hepática
APRI
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: FMB
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23933
Fecha de publicación : 10-ago-2017
Aparece en las colecciones: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Medicina (Faculdade de Medicina)

Ficheros en este ítem:
No hay ficheros asociados a este ítem.


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.