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dc.contributor.advisorKalid, Ricardo de Araújo-
dc.contributor.authorMeira, Rodrigo Lima-
dc.creatorMeira, Rodrigo Lima-
dc.date.accessioned2017-08-09T15:27:54Z-
dc.date.available2017-08-09T15:27:54Z-
dc.date.issued2017-08-09-
dc.date.submitted2016-04-08-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23901-
dc.description.abstractOs modelos fenomenológicos que descrevem o escoamento de fluidos compressíveis são complexos, devido à variação da densidade deve estar correlacionada com a variação de pressão. Isto faz com que sejam adotadas simplificações, como fator de compressibilidade médio, limitando a aplicação desses modelos. Assim, o objetivo deste trabalho é implementar modelos mais rigorosos de escoamento compressível tanto para compressores centrífugos quanto para o transporte de fluidos em longas distâncias, em específico com gás carbônico que vem sido empregado para recuperação de óleo na captura e estoque de carbono. Além disto, através do método de Monte Carlo a incerteza das simulações foram avaliadas, com o propósito de tomar decisões adequadas nos cenários estudados. Os resultados mostraram que a utilização de equação de estado para gás real e do escoamento compressível são relevantes nas curvas do compressor, contrário ao que literatura especializada frequentemente sugere, portanto esses sistemas não ficam bem representados por escoamento incompressível e gás ideal. As curvas de operação do compressor também foram definidas com avaliação da incerteza das curvas de surge e stonewall, obtendo uma região de operação, além de mais eficiente, que atenda a segurança operacional. Para a linha de pesquisa do transporte de gás carbônico, o diâmetro da linha foi dimensionamento, além do cálculo dos perfis de temperatura e pressão. Os resultados mostraram, também, que as simplificações comuns da literatura, como desprezo da energia cinética e considerar um fator de compressibilidade médio, nem sempre respondem adequadamente na obtenção dos perfis de pressão e temperatura. Também foi apresentada a avaliação da incerteza destes perfis, e definida a probabilidade do sistema não atingir as restrições de projeto, com o objetivo auxiliar em tomadas de decisões em projetos de transporte de fluidos. Desta forma influência de um modelo mais rigoroso foi estudada em diferentes casos de escoamento compressível, junto à avaliação de incerteza na tomada de decisão, e busca de processos mais eficientes.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEscoamento compressívelpt_BR
dc.subjectCompressores centrífugospt_BR
dc.subjectEscoamento em dutospt_BR
dc.subjectIncertezapt_BR
dc.titleModelagem e simulação de escoamento compressível na presença de incertezapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coCosta, Gloria Meyberg Nunes-
dc.contributor.refereesFontes, Cristiano-
dc.contributor.refereesFernandes, Kennedy-
dc.contributor.refereesSouza, Marcelo-
dc.publisher.departamentEscola Politécnicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-Graduação em Engenharia industrialpt_BR
dc.publisher.initialsPEI-UFBapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEngenhariapt_BR
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