Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/23859
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : O mercado brasileiro de tv aberta: histórico, digitalização e perspectivas
Autor : Abreu, Yves Gauthier Tupiniquim Freitas de
metadata.dc.creator: Abreu, Yves Gauthier Tupiniquim Freitas de
Resumen : Este estudo destina-se à análise do mercado brasileiro de televisão aberta. Buscamos esclarecer o processo histórico que culminou no estabelecimento do Sistema Brasileiro de TV Digital, explicitando o papel dos agentes econômicos envolvidos, especialmente a Rede Globo. Aliado a isso, buscamos observar novas tendências, particularmente na geração de conteúdo, e o advento de novos padrões de consumo provenientes das tecnologias afins à televisão digital. Concluímos que a estrutura do mercado brasileiro de televisão aberta não se estabeleceu conforme um modelo baseado na franca concorrência entre agentes, mas sim conforme um modelo político pautado nos interesses dos governantes. Finalmente, pretende-se mostrar que a implementação do padrão de teledifusão digital, a partir de uma nova lógica governamental de democra-tização do espaço midiático, enfraquece fortemente a barreira concorrencial do domínio da in-fraestrutura exercido pela Rede Globo desde sua fundação, acentuando a tendência de desconcentração do mercado.
Palabras clave : Inovações tecnológicas
Televisão aberta
Internet
metadata.dc.subject.cnpq: Mudança tecnológica
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23859
Fecha de publicación : 7-ago-2017
Aparece en las colecciones: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Ciências Econômicas (FCE)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SBTVD.pdf1,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.