Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/23761
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Título : Manifestações clínicas da mutação F508del: uma série de casos de pacientes com fibrose cística
Otros títulos : Revista de Ciências Médicas e Biológicas
Autor : Mota, Laís Ribeiro
Toralles, Maria Betânia Pereira
Souza, Edna Lucia
metadata.dc.creator: Mota, Laís Ribeiro
Toralles, Maria Betânia Pereira
Souza, Edna Lucia
Resumen : Introdução: a Fibrose Cística (FC) é a doença autossômica recessiva mais comum e letal na população de origem caucasoide. Causada por mutações no gene que codifica a proteína CFTR, no qual já existem mais de 2.000 mutações identificadas, sendo a mutação F508del a mais frequente. Esta doença apresenta-se de forma multissistêmica com quadro clínico altamente variado e com considerável diversidade na gravidade e na progressão da doença. Alguns estudos correlacionam os sintomas ao genótipo dos pacientes. Objetivo: descrever o genótipo e apresentação clínica dos pacientes homozigotos ou heterozigotos compostos para esta mutação F508del. Metodologia: foi realizada a descrição de uma serie de casos de pacientes diagnosticados com FC que apresentam a mutação F508del, acompanhados pelo Ambulatório Multidisciplinar de FC do Complexo Hospitalar Universitário Prof. Edgard Santos do Estado da Bahia. Resultados:Dez (45,4%) crianças eram homozigotos para a mutação e 12/22 (54,5%) heterozigotos compostos. As principais manifestações clínicas que levaram ao diagnóstico foram: insuficiência pancreática (95,4%), sintomas respiratórios (85,2%), dificuldade em ganhar peso (88,5%), esteatorreia (73,3%), e ritmo intestinal alterado (53,8%). A idade de início dos sintomas (mediana 0,16 anos) e do diagnóstico (mediana 0,58 anos) foram precoces, refletindo a gravidade da doença. Conclusões: Concluise que as características clínicas e laboratoriais dos pacientes descritos foram semelhantes aos relatados na literatura e destacam a associação entre insuficiência pancreática e o genótipo dos pacientes, enfatizando a importância do estudo genético na determinação do prognóstico dos pacientes, em especial em populações altamente miscigenadas, como no Brasil.
Palabras clave : Regulador de Condutância Transmembrana em Fibrose Cística
Mutações
Genótipo
Editorial : Instituto de Ciências da Saúde/ Universidade Federal da Bahia
Citación : MOTA, L. R.; TORALLES, M. B. P.; SOUZA, E. L. Manifestações clínicas da mutação F508del: uma série de casos de pacientes com fibrose cística. Rev. Ciênc. Méd. Biol., Salvador, v. 15, n. 3, p. 382-386, set./dez. 2016.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23761
Fecha de publicación : sep-2016
Aparece en las colecciones: Artigo Publicado em Periódico (PPGPIOS)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
12- V.15, n.3.pdf685,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.