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dc.contributor.advisorSetenta, Jussara Sobreira-
dc.contributor.authorPaes, Giltanei-
dc.creatorPaes, Giltanei-
dc.date.accessioned2017-07-28T11:23:48Z-
dc.date.available2017-07-28T11:23:48Z-
dc.date.issued2017-07-28-
dc.date.submitted2015-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23702-
dc.description.abstractAnalisar como se dão as centralizações de poder e a pulverização do dissenso nas relações entre os agentes da dança e o Estado na Bahia, configura o propósito norteador dessa Dissertação que se interessa ainda por discutir como ocorrem processos de classificação, hierarquização e exclusão decorrentes destas relações. Para tanto, as análises são tratadas observando aspectos que caracterizam o controle, na sociedade disciplinar, e que se conservam e se reconfiguram na sociedade de controle. Nesta perspectiva, o estudo aponta para um período de trânsito, entre disciplinas e controle, presente também no campo da dança explicitando incoerências referentes ao entendimento de direito igualitário que, desde a revolução francesa, tem servido como princípio fundador dos sistemas democráticos em diferentes países, onde se inclui o Brasil. Para fundamentar a discussão dos aspectos conceituais e construir o aporte teórico da pesquisa, foram levantados autores e textos que analisam aspectos históricos e modos de aplicação dos dispositivos de controle, e onde cabe destacar os estudos desenvolvidos por Michael Foucault (2015), Edson Passetti (2003), Richard Sennett (2012) e Giorgio Agamben (2011). A metodologia do estudo está baseada no levantamento bibliográfico sobre o tema, o que detona o interesse na análise qualitativa das questões apresentadas. As conclusões, abordadas enquanto conclusões propositivas, apontam para os anarquismos na dança como modos de entendimentos capazes de efetivar descentralizações de poder e de contemplar dissensos, e explicitam possibilidades de desdobramentos em estudos futuros.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDANÇApt_BR
dc.subjectPolíticapt_BR
dc.subjectFomento à Dançapt_BR
dc.subjectControlept_BR
dc.subjectCentralização de Poderpt_BR
dc.subjectDissensopt_BR
dc.titleAs relações de controle entre os agentes da dança e o Estado na Bahia: centralizações de poder e pulverização do dissenso.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesMachado, Adriana Bittencourt-
dc.contributor.refereesVellozo, Marila Annibelli-
dc.publisher.departamentESCOLA DE DANÇApt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM DANÇApt_BR
dc.publisher.initialsPPGDançapt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqDançapt_BR
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