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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/23702
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Setenta, Jussara Sobreira | - |
dc.contributor.author | Paes, Giltanei | - |
dc.creator | Paes, Giltanei | - |
dc.date.accessioned | 2017-07-28T11:23:48Z | - |
dc.date.available | 2017-07-28T11:23:48Z | - |
dc.date.issued | 2017-07-28 | - |
dc.date.submitted | 2015 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23702 | - |
dc.description.abstract | Analisar como se dão as centralizações de poder e a pulverização do dissenso nas relações entre os agentes da dança e o Estado na Bahia, configura o propósito norteador dessa Dissertação que se interessa ainda por discutir como ocorrem processos de classificação, hierarquização e exclusão decorrentes destas relações. Para tanto, as análises são tratadas observando aspectos que caracterizam o controle, na sociedade disciplinar, e que se conservam e se reconfiguram na sociedade de controle. Nesta perspectiva, o estudo aponta para um período de trânsito, entre disciplinas e controle, presente também no campo da dança explicitando incoerências referentes ao entendimento de direito igualitário que, desde a revolução francesa, tem servido como princípio fundador dos sistemas democráticos em diferentes países, onde se inclui o Brasil. Para fundamentar a discussão dos aspectos conceituais e construir o aporte teórico da pesquisa, foram levantados autores e textos que analisam aspectos históricos e modos de aplicação dos dispositivos de controle, e onde cabe destacar os estudos desenvolvidos por Michael Foucault (2015), Edson Passetti (2003), Richard Sennett (2012) e Giorgio Agamben (2011). A metodologia do estudo está baseada no levantamento bibliográfico sobre o tema, o que detona o interesse na análise qualitativa das questões apresentadas. As conclusões, abordadas enquanto conclusões propositivas, apontam para os anarquismos na dança como modos de entendimentos capazes de efetivar descentralizações de poder e de contemplar dissensos, e explicitam possibilidades de desdobramentos em estudos futuros. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | DANÇA | pt_BR |
dc.subject | Política | pt_BR |
dc.subject | Fomento à Dança | pt_BR |
dc.subject | Controle | pt_BR |
dc.subject | Centralização de Poder | pt_BR |
dc.subject | Dissenso | pt_BR |
dc.title | As relações de controle entre os agentes da dança e o Estado na Bahia: centralizações de poder e pulverização do dissenso. | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referees | Machado, Adriana Bittencourt | - |
dc.contributor.referees | Vellozo, Marila Annibelli | - |
dc.publisher.departament | ESCOLA DE DANÇA | pt_BR |
dc.publisher.program | PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM DANÇA | pt_BR |
dc.publisher.initials | PPGDança | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Dança | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGDANCA) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Dissertação Giltanei Amorim.pdf | 729,12 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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