Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/23648
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Mendes, Cleise Furtado | - |
dc.contributor.author | Lima Filho, Francisco Geraldo de Magela | - |
dc.creator | Lima Filho, Francisco Geraldo de Magela | - |
dc.date.accessioned | 2017-07-25T12:17:25Z | - |
dc.date.available | 2018-07-26T03:00:29Z | - |
dc.date.issued | 2017-07-25 | - |
dc.date.submitted | 2017-07-14 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23648 | - |
dc.description.abstract | Entre o geográfico e o simbólico, o Nordeste brasileiro, formalmente delimitado no início do século XX, articulou, desde então, um amplo repertório imagético-discursivo, responsável por consolidar um conjunto de imagens, temas e tipos associados à região. No campo das artes, o regionalismo estruturou uma poética capaz de situar esse recorte de Brasil no todo da nação, constituindo uma fronteira fundada na recorrência de ideias arbitrárias, instaurando, a seu tempo, também um modo de produção. No panorama teatral, esse limite é demarcado pelo encontro do dramaturgo e encenador Hermilo Borba Filho (1917-1976) com o grupo Teatro do Estudante de Pernambuco, na cidade do Recife, em 1946. Então, sobressai a defesa de uma criação particular, capaz de expressar valores e formas genuinamente brasileiras. Genuinamente nordestinas. Com o intuito de verificar as concepções de criação e as estratégias de visibilidade que demarcaram o Nordeste como lugar no teatro brasileiro, procurando compreender que mecanismos interferem na projeção nacional de uma obra ou um de artista de teatro no Brasil é que se delineia a proposta de estudo aqui desenvolvida: essencialmente, os meios com os quais se fez reverberar o conjunto de encenações produzidas a partir do Nordeste somado ao repertório assinado por artistas nordestinos em condição de migrante ou por estrangeiros que simplesmente tenham se dedicado a tematizar a região. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | História | pt_BR |
dc.subject | Teatro | pt_BR |
dc.subject | Nordeste | pt_BR |
dc.subject | Identidade | pt_BR |
dc.title | Os Nordestes e o teatro brasileiro | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.contributor.referees | Leão, Raimundo Matos de | - |
dc.contributor.referees | Marfuz, Luiz Cesar Alves | - |
dc.contributor.referees | Araújo, Sérgio Sobreira | - |
dc.contributor.referees | Silva, Tania Brandão da | - |
dc.publisher.departament | Escola de Teatro | pt_BR |
dc.publisher.program | Artes Cênicas | pt_BR |
dc.publisher.initials | PPGAC | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História do teatro | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Tese (PPGAC) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
COPIA COMPLETA.pdf | 7,63 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.