Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/23646
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMARTINS, SUZANA MARIA COELHO-
dc.contributor.authorSILVA, CLÁUDIO ANTONIO SANTOS DA-
dc.creatorSILVA, CLÁUDIO ANTONIO SANTOS DA-
dc.date.accessioned2017-07-25T12:16:05Z-
dc.date.available2017-07-25T12:16:05Z-
dc.date.issued2017-07-25-
dc.date.submitted2015-03-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23646-
dc.description.abstractEste trabalho tem como foco dissertativo a prática espetacular: o Guerreiro Alagoano, objeto que venho pesquisando desde o ano de 2000. Neste estudo descrevo etnograficamente as matrizes estéticas e históricas do Guerreiro de Alagoas, assim como suas transformações ao longo do tempo. Durante o ano de 2005 ao ano de 2006, o objeto Guerreiro, tornou-se Projeto de Iniciação Científica PIBIc/CNPq, e seus resultados impulsionaram o processo de criação em dança contemporânea (2008) intitulado: Entremeios - Dez Figurações, que tem por objetivo a encenação de dez Entremeios. Esse processo artístico da construção dos solos foi estruturado a partir de minha trajetória como pedagogo e dançarino construindo um fazer artístico fundamentado na percepção sobre o corpo, a cena e sua pedagogia. Assim, descrevo os Entremeios do Guerreiro, a partir de sua etimologia utilizando o estudo do professor Armindo Bião (2009) sobre os entremezes portugueses, base teórica fundamental da pesquisa para a construção dos solos, evidenciando o seu caráter da memória, da tradição e contemporaneidade. Neste sentido, descrevo a minha trajetória até chegar ao objeto, o Guerreiro Alagoano e contextualizo o meu processo criativo discorrendo sobre o fazer pedagógico na construção dos solos, o qual o eixo teórico da pesquisa científica e artística perpassa uma perspectiva Multirreferencial, como propõe Jacques Ardoino (1960), teórico da Multirreferencialidade, conceito que ele desenvolve nos seus trabalhos desde os anos de 1960. A Multirreferencialidade nas Ciências e na Educação (Ardoino, Barbier, Coulon, Lapassade, Borba e Macedo) propõe-se transdisciplinar permitindo aproximações conceituais entre a Etnocenologia (Bião, Pradier e Duvingnaud); a Etnopesquisa Crítica Multirreferencial (Roberto Sidnei Macedo); os conceitos da filosofia Cínica (Diógenes); a dança pessoal (LUME) e a dança Butoh (Hijikata, Ono, Baiocchi) norteadores deste processo artístico.pt_BR
dc.description.sponsorshipCONSELHO NACIONAL DE PESQUISA - CNPqpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGuerreiro Alagoanopt_BR
dc.subjectEtnocenologiapt_BR
dc.subjectEtnopesquisapt_BR
dc.subjectBricolagem.pt_BR
dc.subjectMultirreferencalidadespt_BR
dc.titleO GUERREIRO ALAGOANO: CORPO E PEDAGOGIA MULTIRREFERENCIALpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesAMOROSO, DANIELA-
dc.contributor.refereesOLIVEIRA, NADIR NÓBREGA-
dc.publisher.departamentEscola de Teatropt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS: TEATRO E DANÇApt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqArtes: DANÇApt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CORPO E PEDAGOGIA VERSÃO repositorio.pdf5,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.