Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/23646
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MARTINS, SUZANA MARIA COELHO | - |
dc.contributor.author | SILVA, CLÁUDIO ANTONIO SANTOS DA | - |
dc.creator | SILVA, CLÁUDIO ANTONIO SANTOS DA | - |
dc.date.accessioned | 2017-07-25T12:16:05Z | - |
dc.date.available | 2017-07-25T12:16:05Z | - |
dc.date.issued | 2017-07-25 | - |
dc.date.submitted | 2015-03 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23646 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como foco dissertativo a prática espetacular: o Guerreiro Alagoano, objeto que venho pesquisando desde o ano de 2000. Neste estudo descrevo etnograficamente as matrizes estéticas e históricas do Guerreiro de Alagoas, assim como suas transformações ao longo do tempo. Durante o ano de 2005 ao ano de 2006, o objeto Guerreiro, tornou-se Projeto de Iniciação Científica PIBIc/CNPq, e seus resultados impulsionaram o processo de criação em dança contemporânea (2008) intitulado: Entremeios - Dez Figurações, que tem por objetivo a encenação de dez Entremeios. Esse processo artístico da construção dos solos foi estruturado a partir de minha trajetória como pedagogo e dançarino construindo um fazer artístico fundamentado na percepção sobre o corpo, a cena e sua pedagogia. Assim, descrevo os Entremeios do Guerreiro, a partir de sua etimologia utilizando o estudo do professor Armindo Bião (2009) sobre os entremezes portugueses, base teórica fundamental da pesquisa para a construção dos solos, evidenciando o seu caráter da memória, da tradição e contemporaneidade. Neste sentido, descrevo a minha trajetória até chegar ao objeto, o Guerreiro Alagoano e contextualizo o meu processo criativo discorrendo sobre o fazer pedagógico na construção dos solos, o qual o eixo teórico da pesquisa científica e artística perpassa uma perspectiva Multirreferencial, como propõe Jacques Ardoino (1960), teórico da Multirreferencialidade, conceito que ele desenvolve nos seus trabalhos desde os anos de 1960. A Multirreferencialidade nas Ciências e na Educação (Ardoino, Barbier, Coulon, Lapassade, Borba e Macedo) propõe-se transdisciplinar permitindo aproximações conceituais entre a Etnocenologia (Bião, Pradier e Duvingnaud); a Etnopesquisa Crítica Multirreferencial (Roberto Sidnei Macedo); os conceitos da filosofia Cínica (Diógenes); a dança pessoal (LUME) e a dança Butoh (Hijikata, Ono, Baiocchi) norteadores deste processo artístico. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CONSELHO NACIONAL DE PESQUISA - CNPq | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Guerreiro Alagoano | pt_BR |
dc.subject | Etnocenologia | pt_BR |
dc.subject | Etnopesquisa | pt_BR |
dc.subject | Bricolagem. | pt_BR |
dc.subject | Multirreferencalidades | pt_BR |
dc.title | O GUERREIRO ALAGOANO: CORPO E PEDAGOGIA MULTIRREFERENCIAL | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referees | AMOROSO, DANIELA | - |
dc.contributor.referees | OLIVEIRA, NADIR NÓBREGA | - |
dc.publisher.departament | Escola de Teatro | pt_BR |
dc.publisher.program | PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS: TEATRO E DANÇA | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Artes: DANÇA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGAC) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CORPO E PEDAGOGIA VERSÃO repositorio.pdf | 5,35 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.