Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/23545
Tipo: Tese
Título: Discurso publicitário e marcas contemporâneas: posicionamentos discursivos de empresas telefônicas no Brasil (2013-2014)
Autor(es): Soares, Nelson
Autor(es): Soares, Nelson
Abstract: presente trabalho tem sua temática centrada na importância da publicidade e da imagem fotográfica na constituição das marcas contemporâneas. Seu objetivo é determinar como a publicidade constituída por imagens, o que é um traço marcante deste tipo de comunicação, coopera para instituir uma série de valores e ideia sobre a marca, numa relação dialética entre os produtores do discurso, as corporações, e os seus leitores, seus coenunciadores. Para tanto, a pesquisa busca, em sua primeira parte, evidenciar as implicações de ordem sociais, econômicas e de consumo que constituem o cenário que faz do mercado da publici-dade e do fenômeno-marca um aspecto fundamental para compreensão das sociedades contemporâneas. Com isso, coloca-se a publicidade e as marcas como práticas discursivas que demandam um método de estudos que articule suas condições de produção e reconhe-cimento. Em seguida, apresenta-se a semiótica da narrativa como recurso teórico e metodo-lógico para o estudo da imagem fotográfica e suas possibilidades de aproximação com a Análise de Discursos Sociais, o que dá origem a um mecanismo de compreensão da enuncia-ção a partir da imagem fixa. Na terceira parte, apresenta-se a evolução do fenômeno-marca e os principais pensamentos acerca do assunto oriundos do campo do marketing e das teori-as da produção de sentido, resultando numa apresentação panorâmica das discussões sobre o tema. Por fim, na última parte, o texto traz uma crítica aos modelos de compreensão do fenômeno, oportunizando o desenvolvimento de uma abordagem da marca fundamentada nas noções de ethos e cena discursiva e as implicações que a enunciação publicitária tem a partir dessa forma de abordagem do fenômeno-marca, que promove relações de comunhão e sentimentos de pertença entre seus leitores/consumidores a partir do consumo simbólico de produtos e marcas. A metodologia proposta é, então, colocada em teste através de um estudo de caso que toma para análise o setor da telefonia móvel, a partir da publicidade impressa para revista das marcas Claro, Oi, TIM e Vivo, publicadas em Veja nos anos de 2013 e 2014.
Palavras-chave: Discurso publicitário
Posicionamento Discursivo
Marcas Contemporâneas
Fotografia
Ethos
Cenografia
CNPq: Ciências Sociais Aplicadas
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Comunicação e Cultura Contemporâneas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23545
Data do documento: 12-Jul-2017
Aparece nas coleções:Tese (PÓSCOM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE DE DOUTORADO - NELSON SOARES.pdf15,96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.