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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/23545
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Ferreira, Giovandro | - |
dc.contributor.author | Soares, Nelson | - |
dc.creator | Soares, Nelson | - |
dc.date.accessioned | 2017-07-12T17:33:34Z | - |
dc.date.available | 2017-07-12T17:33:34Z | - |
dc.date.issued | 2017-07-12 | - |
dc.date.submitted | 2015-12-09 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23545 | - |
dc.description.abstract | presente trabalho tem sua temática centrada na importância da publicidade e da imagem fotográfica na constituição das marcas contemporâneas. Seu objetivo é determinar como a publicidade constituída por imagens, o que é um traço marcante deste tipo de comunicação, coopera para instituir uma série de valores e ideia sobre a marca, numa relação dialética entre os produtores do discurso, as corporações, e os seus leitores, seus coenunciadores. Para tanto, a pesquisa busca, em sua primeira parte, evidenciar as implicações de ordem sociais, econômicas e de consumo que constituem o cenário que faz do mercado da publici-dade e do fenômeno-marca um aspecto fundamental para compreensão das sociedades contemporâneas. Com isso, coloca-se a publicidade e as marcas como práticas discursivas que demandam um método de estudos que articule suas condições de produção e reconhe-cimento. Em seguida, apresenta-se a semiótica da narrativa como recurso teórico e metodo-lógico para o estudo da imagem fotográfica e suas possibilidades de aproximação com a Análise de Discursos Sociais, o que dá origem a um mecanismo de compreensão da enuncia-ção a partir da imagem fixa. Na terceira parte, apresenta-se a evolução do fenômeno-marca e os principais pensamentos acerca do assunto oriundos do campo do marketing e das teori-as da produção de sentido, resultando numa apresentação panorâmica das discussões sobre o tema. Por fim, na última parte, o texto traz uma crítica aos modelos de compreensão do fenômeno, oportunizando o desenvolvimento de uma abordagem da marca fundamentada nas noções de ethos e cena discursiva e as implicações que a enunciação publicitária tem a partir dessa forma de abordagem do fenômeno-marca, que promove relações de comunhão e sentimentos de pertença entre seus leitores/consumidores a partir do consumo simbólico de produtos e marcas. A metodologia proposta é, então, colocada em teste através de um estudo de caso que toma para análise o setor da telefonia móvel, a partir da publicidade impressa para revista das marcas Claro, Oi, TIM e Vivo, publicadas em Veja nos anos de 2013 e 2014. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Discurso publicitário | pt_BR |
dc.subject | Posicionamento Discursivo | pt_BR |
dc.subject | Marcas Contemporâneas | pt_BR |
dc.subject | Fotografia | pt_BR |
dc.subject | Ethos | pt_BR |
dc.subject | Cenografia | pt_BR |
dc.title | Discurso publicitário e marcas contemporâneas: posicionamentos discursivos de empresas telefônicas no Brasil (2013-2014) | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.contributor.referees | Palacios, Annamaria | - |
dc.contributor.referees | Rebouças, José Edgard | - |
dc.contributor.referees | Gutmann, Juliana | - |
dc.contributor.referees | Gomes, Regina | - |
dc.publisher.departament | Faculdade de Comunicação | pt_BR |
dc.publisher.program | Comunicação e Cultura Contemporâneas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências Sociais Aplicadas | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Tese (PÓSCOM) |
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