Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/23525
Tipo: Tese
Título: Economias criativas no Brasil: um estudo de caso das abordagens conceituais expressas nos documentos oficiais do governo, na literatura e nas agências de fomento da Bahia
Autor(es): Bomfim, Felipe Rodrigues
Autor(es): Bomfim, Felipe Rodrigues
Abstract: As discussões e análises apresentadas nesta tese trazem à tona questões referentes à definição de economia criativa nos editais das agências de fomentos da Bahia, na gestão do Partido dos Trabalhadores - PT, tema que vem ganhando visibilidade nos espaços de discussão educacional e provocando reflexões sobre as abordagens conceituais, promoção e a gestão das economias criativas no governo Jacques Wagner e suas implicações. É uma pesquisa de investigação que tem como objetivo principal identificar e comparar as abordagens conceituais, de economia criativa, expressas nos documentos oficiais e na literatura, com vistas a propor, a partir do estudo de caso, um conceito que contemple as características brasileiras, correlacionando com as tensões existentes entre o material empírico, dos órgãos de fomento, e os Planos Brasil Criativo e Bahia Criativa. É uma tese desenvolvida com sustentação teórico-metodológica na abordagem qualitativa, tendo como dispositivo de coleta de dados, o levantamento bibliográfico e a pesquisa documental nas instituições de fomento para a economia criativa do estado da Bahia. Dessa forma, surge a questão da pesquisa: Como a economia criativa vem sendo tratada enquanto política pública do Brasil e da Bahia a partir das abordagens conceituais expressas nos documentos oficiais do Governo? No percurso da resposta a essa questão, chegamos as seguintes conclusões: i) a necessidade de aumentar a eficiência dos recursos públicos aplicados no desenvolvimento da Economia Criativa requer a adoção de definições mais claras; ii) essa clareza permitirá ampliar o escopo das políticas, de modo a alcançar atividades que vão para além da cultura; iii) a banalização do termo ‗criativo‘, torna o objeto da Economia Criativa difuso; iv) o setor carece de decisão política que tornem mais claro os limites entre a Economia Criativa e a Economia Cultural e; v) a urgência de uma estrutura política formal para articular as ações governamentais para o setor.
ABSTRACT The discussions and analyzes presented in this thesis bring to the fore questions related to the definition of creative economy in the edicts of the fomentation agencies of Bahia, in the management of the Workers Party - PT, a theme that has gained visibility in the spaces of educational discussion and provoking reflections on the Conceptual approaches, promotion and management of the creative economies in the Jacques Wagner government and its implications. It is a research research whose main objective is to identify and compare the conceptual approaches of creative economy, expressed in the official documents and literature, with a view to proposing, from the case study, a concept that contemplates the Brazilian characteristics, correlating With the tensions existing between the empirical material, the organs of development, and the Plans Brasil Criativo and Bahia Criativa. It is a thesis developed with theoretical and methodological support in the qualitative approach, having as data collection device, the bibliographic survey and the documentary research in the institutions of development for the creative economy of the state of Bahia. Thus, the research question arises: How is the creative economy treated as public policy in Brazil and Bahia based on the conceptual approaches expressed in official government documents? In the course of the answer to this question, we reached the following conclusions: i) the need to increase the efficiency of public resources applied in the development of the Creative Economy requires the adoption of clearer definitions; ii) this clarity will widen the scope of policies so as to achieve activities that go beyond culture; iii) the banalization of the term 'creative', makes the object of the Creative Economy diffuse; iv) the sector lacks a political decision to clarify the boundaries between the Creative Economy and the Cultural Economy; v) the urgency of a formal political structure to articulate governmental actions for the sector.
Palavras-chave: Economia criativa
Abordagens
Política de estado
Polissemia
Propriedade intelectual
Creative economies
Approaches
State policy
Polysemy
Intellectual property
CNPq: Ciências Sociais Aplicadas
Multidisciplinar
Economia dos Recursos Humanos
Economia
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA/Faced
metadata.dc.publisher.program: Programa de Doutorado Multi-institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23525
Data do documento: 7-Jul-2017
Aparece nas coleções:Tese (PPGDC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese de Doutorado - Felipe Rodrigues Bomfim.pdf3,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.