Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/23428
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Acesso, utilização e percepção dos usuários sobre um serviço hospitalar de emergência em Salvador, BA
Título(s) alternativo(s): Revista de Ciências Médicas e Biológicas
Autor(es): Cruz, Denise Nogueira
Cangussu, Maria Cristina Teixeira
Cristino, Patricia Suguri
Brito, Suzana Santos
Oliveira, Cristina Batista
Autor(es): Cruz, Denise Nogueira
Cangussu, Maria Cristina Teixeira
Cristino, Patricia Suguri
Brito, Suzana Santos
Oliveira, Cristina Batista
Abstract: Introdução: A Política Nacional de Humanização (PNH) aponta diretrizes para uma assistência de melhor qualidade no SUS e, na atenção hospitalar, acrescenta-se a necessidade de organizar a Rede de Atenção às Urgências e Emergências visando melhorar o acesso e a assistência prestada. Objetivo: Caracterizar o perfil dos usuários, acessibilidade, bem como a assistência prestada em um serviço do setor de emergência de um hospital de referência na capital baiana. Metodologia: Trata-se de um estudo de corte transversal, de caráter exploratório. Aplicou-se um questionário estruturado com informações sobre perfil sócio-cultural, acesso e itinerário nos serviços, bem como a percepção sobre assistência recebida na sala de medicação da emergência de um hospital de referência em Salvador-Ba. Os dados foram analisados de forma descritiva. Resultados: A maioria dos usuários era do sexo feminino, com baixa escolaridade, baixa renda familiar, procedente da cidade onde localizava o serviço e procurou-o espontaneamente. O deslocamento até o serviço ocorreu por meio de carro ou moto para 63,4% dos usuários. O tempo decorrido até o usuário ser medicado foi elevado assim como o tempo de permanência na sala de medicação. Estes resultados ajudam explicar porque quase 70% julgaram o serviço como regular/ruim/muito ruim. O serviço foi melhor avaliado pelos de baixa renda e que receberam orientação médica. Conclusão: A procura pelo serviço de emergência como primeira escolha foi considerável e pode estar relacionado com o grau de organização e resolutividade da atenção primária no município. Destaca-se, ainda, o baixo grau de satisfação dos usuários da sala de medicação da emergência do hospital. É necessário avançar na organização da rede de urgência e emergência de modo articulado com a implementação da PNH no hospital em questão.
Palavras-chave: Serviço Hospitalar de Emergência.
Humanização da Assistência.
Satisfação do paciente.
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Instituto de Ciências da Saúde/ Universidade Federal da Bahia
Citação: CRUZ, D. N. et al. Acesso, utilização e percepção dos usuários sobre um serviço hospitalar de emergência em Salvador, BA. Rev. Ciênc. Méd. Biol., Salvador, v. 15, n. 2, p. 186-198, mai./ago. 2016
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23428
Data do documento: 2016
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (PPGPIOS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
8-v.15, n. 2.pdf691,05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.