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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCruz, Denise Nogueira-
dc.contributor.authorCangussu, Maria Cristina Teixeira-
dc.contributor.authorCristino, Patricia Suguri-
dc.contributor.authorBrito, Suzana Santos-
dc.contributor.authorOliveira, Cristina Batista-
dc.creatorCruz, Denise Nogueira-
dc.creatorCangussu, Maria Cristina Teixeira-
dc.creatorCristino, Patricia Suguri-
dc.creatorBrito, Suzana Santos-
dc.creatorOliveira, Cristina Batista-
dc.date.accessioned2017-06-29T14:34:03Z-
dc.date.available2017-06-29T14:34:03Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationCRUZ, D. N. et al. Acesso, utilização e percepção dos usuários sobre um serviço hospitalar de emergência em Salvador, BA. Rev. Ciênc. Méd. Biol., Salvador, v. 15, n. 2, p. 186-198, mai./ago. 2016pt_BR
dc.identifier.issn2236-5222-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23428-
dc.description.abstractIntrodução: A Política Nacional de Humanização (PNH) aponta diretrizes para uma assistência de melhor qualidade no SUS e, na atenção hospitalar, acrescenta-se a necessidade de organizar a Rede de Atenção às Urgências e Emergências visando melhorar o acesso e a assistência prestada. Objetivo: Caracterizar o perfil dos usuários, acessibilidade, bem como a assistência prestada em um serviço do setor de emergência de um hospital de referência na capital baiana. Metodologia: Trata-se de um estudo de corte transversal, de caráter exploratório. Aplicou-se um questionário estruturado com informações sobre perfil sócio-cultural, acesso e itinerário nos serviços, bem como a percepção sobre assistência recebida na sala de medicação da emergência de um hospital de referência em Salvador-Ba. Os dados foram analisados de forma descritiva. Resultados: A maioria dos usuários era do sexo feminino, com baixa escolaridade, baixa renda familiar, procedente da cidade onde localizava o serviço e procurou-o espontaneamente. O deslocamento até o serviço ocorreu por meio de carro ou moto para 63,4% dos usuários. O tempo decorrido até o usuário ser medicado foi elevado assim como o tempo de permanência na sala de medicação. Estes resultados ajudam explicar porque quase 70% julgaram o serviço como regular/ruim/muito ruim. O serviço foi melhor avaliado pelos de baixa renda e que receberam orientação médica. Conclusão: A procura pelo serviço de emergência como primeira escolha foi considerável e pode estar relacionado com o grau de organização e resolutividade da atenção primária no município. Destaca-se, ainda, o baixo grau de satisfação dos usuários da sala de medicação da emergência do hospital. É necessário avançar na organização da rede de urgência e emergência de modo articulado com a implementação da PNH no hospital em questão.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Ciências da Saúde/ Universidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.sourcehttps://portalseer.ufba.br/index.php/cmbio/article/view/15706/12743pt_BR
dc.subjectServiço Hospitalar de Emergência.pt_BR
dc.subjectHumanização da Assistência.pt_BR
dc.subjectSatisfação do paciente.pt_BR
dc.titleAcesso, utilização e percepção dos usuários sobre um serviço hospitalar de emergência em Salvador, BApt_BR
dc.title.alternativeRevista de Ciências Médicas e Biológicaspt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
dc.identifier.numberv.15, n.2pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
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