Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/23417
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMello, Vinicius Moreira-
dc.contributor.authorSantos, Neildes Alves dos-
dc.creatorSantos, Neildes Alves dos-
dc.date.accessioned2017-06-29T13:03:37Z-
dc.date.available2017-06-29T13:03:37Z-
dc.date.issued2017-06-29-
dc.date.submitted2017-02-20-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23417-
dc.description.abstractEste trabalho apresenta uma proposta de atividade criativa de descobrir padrões que respeitem restrições para o ensino de conceitos básicos de Geometria envolvendo construções geométricas em redes de pontos. Ele foi aplicado em um colégio estadual do Ensino Médio na cidade de Salvador - BA. Os trabalhos foram desenvolvidos com turmas de 3a série do turno matutino. Sendo solicitada nessa atividade construções de objetos geométricos a partir de alguma característica, propriedade, coloração (vértices e arestas) e visitas a teoremas importantes relacionados ao tema. Essa proposta é uma tentativa de tornar a Geometria mais interessante com um desenvolvimento mais criativo e sem excesso no uso de fórmulas. Tem como objetivo investigar e verificar a colaboração dessa abordagem no desenvolvimento da criatividade, na compreensão e percepção dos objetos geométricos e no fortalecimento do ensino ajudando na melhora da visão geométrica dos estudantes com base em conhecimentos desses conceitos, assim como de favorecer a identificação de padrões das formas geométricas e a percepção das diversas possibilidades de construções das figuras geométricas em rede de pontos. Tem a intenção de levar o estudante a brincar ao mesmo tempo em que aguça seu raciocínio e criatividade, despertando seu interesse e vontade de conhecer um pouco mais a Geometria. Para isso, foi realizada uma atividade de verificação com a qual se determinou o conhecimento prévio dos alunos sobre o tema, uma revisão com base nas dificuldades demonstradas pelos estudantes na resolução da atividade de verificação, para depois serem apresentadas malhas com representação de arranjos de pontos para as diversas construções geométricas com aplicação dos conhecimentos básicos de Geometria Euclidiana utilizando o teorema de Pick, coloração de vértices, arestas e o teorema das quatro cores. Obteve-se um resultado satisfatório, pois se verificou que a maioria deles desenvolveu a iniciativa e persistência na resolução dos problemas propostos e alguns desenvolveram a capacidade de construir os objetos como solicitado.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.subjectGeometria Combinatóriapt_BR
dc.subjectCriatividadept_BR
dc.subjectRede de Pontospt_BR
dc.subjectColoraçãopt_BR
dc.titleConstruções de Figuras Geométricas com Restrições usando Redes de Pontos: Uma Proposta para o Desenvolvimento da Criatividade Geométricapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesMello, Vinicius Moreira-
dc.contributor.refereesFranco, Tertuliano Franco Santos-
dc.contributor.refereesCassol, Mariana-
dc.publisher.departamentInstituto de Matemática. Departamento de Matemática.pt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Matemática em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEnsino da Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PROFMAT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DissertacaoNeildes.pdf_13,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.