Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/23272
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Formação profissional dos acadêmicos de Odontologia e o grau de conhecimento sobre enxaguatórios bucais com antissépticos
Título(s) alternativo(s): Revista de Ciências Médicas e Biológicas
Autor(es): Araújo, Danilo Barral de
Campos, Elisângela de Jesus
Martins, Gabriela Botelho
Rosa, Fabiana Paim
Lima, Max José Pimenta
Autor(es): Araújo, Danilo Barral de
Campos, Elisângela de Jesus
Martins, Gabriela Botelho
Rosa, Fabiana Paim
Lima, Max José Pimenta
Abstract: Objetivo: o uso indiscriminado dos enxaguatórios bucais com antissépticos por parte da população pode trazer riscos à saúde, uma vez que os princípios ativos e os demais componentes dessas formulações não são inócuos. Nessa perspectiva é essencial que se tenha o controle da formação profissional desde o ingresso dos estudantes nas universidades até a diplomação. O objetivo desse estudo foi avaliar o grau de conhecimento adquirido pelos acadêmicos de Odontologia formandos em 2014 sobre os enxaguatórios bucais com antissépticos, ao longo da formação universitária em 3 instituições públicas e 3 privadas. Metodologia: aplicação de um instrumento investigativo destinado à coleta de informações prestadas por estudantes concluintes em 2014 de seis cursos de Odontologia no estado da Bahia. Resultados: 56% dos acadêmicos procedentes de instituições privadas declaram ter estudado os enxaguatórios durante a graduação, enquanto que 67% com origem em instituições públicas se manifestaram contrariamente. Os entrevistados fizeram referência a um elenco variado de disciplinas que tratam deste tema. 53,1% dos concluintes das instituições públicas e 46,9% das privadas declararam fazer uso de enxaguatórios, sendo similares os percentuais de uso diário e o registro da preferência pelo Colgate (50,7%), Oral B (26,4%) e Listerine (16,4%). Com relação ao conhecimento sobre os princípios ativos, destacase 81% de respostas em branco, apesar do relativo conhecimento sobre os diluentes. Conclusão: muito embora o ensino do tema enxaguatório tenha sido considerado, o grau de conhecimento dos acadêmicos não é satisfatório, haja vista o elevado percentual de respostas em branco a respeito dos princípios ativos e suas indicações clínicas.
Palavras-chave: Antissépticos Bucais.
Cloreto de Cetilpiridínio.
Clorexidina.
Triclosan.
Óleos Essenciais.
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Instituto de Ciências da Saúde-UFBA
Citação: Rev. Ciênc. Méd. Biol., Salvador, v. 15, n. 1, p. 5-14, jan./abr. 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23272
Data do documento: Jan-2016
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (PPGPIOS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Vocational.pdf714,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.