Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/2317
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Título : Correlação entre o índice de massa corporal e os indicadores antropométricos de distribuição de gordura corporal em adultos e idosos
Otros títulos : Revista de Nutrição
Autor : Sampaio, Lilian Ramos
Figueiredo, Vanessa de Carvalho
metadata.dc.creator: Sampaio, Lilian Ramos
Figueiredo, Vanessa de Carvalho
Resumen : OBJETIVO: O objetivo deste trabalho foi avaliar a correlação entre o índice de massa corporal e indicadores antropométricos de distribuição de gordura em adultos e idosos. MÉTODOS: Trata-se de um estudo transversal, constituído por 634 indivíduos (316 adultos e 318 idosos) de ambos os sexos, atendidos nos ambulatórios do Hospital das Clínicas da Universidade Federal da Bahia (Salvador, BA). Mediram-se em cada indivíduo: peso, altura, pregas cutâneas triciptal e subescapular, circunferências de quadril e cintura, segundo técnicas propostas por Lohman, em 1988. Utilizou-se o teste de correlação de Pearson para avaliar a correlação entre o índice de massa corporal e os indicadores antropométricos de distribuição de gordura. RESULTADOS: As correlações entre o índice de massa corporal e a circunferência da cintura nos dois grupos etários do sexo masculino foram: de adultos (r = 0,93; p<0,001); de idosos (r = 0,89; p<0,001). Para os grupos do sexo feminino, as correlações foram: grupo de adultas (r = 0,93; p<0,001), de idosas (r = 0,86; p<0,001). A correlação entre o índice de massa corporal e a razão cintura quadril foi menor, mas estatisticamente significante, entre os dois grupos de cada sexo. Assim, para o sexo masculino, entre o grupo adulto (r = 0,64; p<0,001) e no idoso (r = 0,63; p<0,001); e para o feminino, entre os grupos: adultas (r = 0,66; p<0,001) e idosas (r = 0,34; p<0,001). CONCLUSÃO: O índice de massa corporal apresentou correlação positiva e forte com a circunferência da cintura nos dois grupos etários e em ambos os sexos. Apesar de estatisticamente significante, o índice de massa corporal se correlacionou de forma menos intensa com a razão cintura quadril, principalmente no grupo das mulheres idosas.
Palabras clave : adulto
antropometria
idoso
índice de massa corporal
adult
anthropometry
aged
body mass index
URI : http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/2317
Fecha de publicación : 2005
Aparece en las colecciones: Artigo Publicado em Periódico (Escola de Nutrição)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
23507.pdf868,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.