Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/23160
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Título : Perfil de susceptibilidade a antimicrobianos de bactérias isoladas no ar do centro cirúrgico em um hospital municipal de Quixadá, Ceará
Otros títulos : Revista de Ciências Médicas e Biológicas
Autor : Ferreira, Francisco Cleber Silva
Silva, Francisco Wanderlei Lima
Saldanha, Gláucio Barros
Borges, Karla Deisy Moraes
Batista, José Márcio Machado
metadata.dc.creator: Ferreira, Francisco Cleber Silva
Silva, Francisco Wanderlei Lima
Saldanha, Gláucio Barros
Borges, Karla Deisy Moraes
Batista, José Márcio Machado
Resumen : Introdução: A qualidade do ar é verificada através da presença de poluentes que podem torná-lo prejudicial à saúde do homem e dos demais seres vivos. O ar presente nas salas de cirurgias poderá influenciar nas ocorrências de infecções, tornando-se uma fonte de contaminação bacteriana nos centros cirúrgicos, que é considerado uma unidade de área crítica do setor hospitalar. Objetivo: Determinar o perfil de susceptibilidade aos antimicrobianos de bactérias isoladas e identificadas do ar do centro cirúrgico no Hospital Municipal Doutor Eudásio Barroso, Quixadá-CE. Metodologia: Trata-se de estudo do tipo experimental, prospectivo, transversal e com abordagem quantitativa, utilizando-se como método de coleta a exposição de placas por sedimentação espontânea. Resultados: Observou-se a prevalência para bacilos Gram negativos (52,2%), verificou-se que a espécie Pseudomonas aeruginosa foi o microrganismo com maior frequência (34,8%). Com relação ao teste de sensibilidade a antimicrobiano, 100% dos cocos Gram positivos foram sensíveis aos antimicrobianos analisados. Conclusão: Os resultados encontrados nesta pesquisa demonstraram que o conhecimento da microbiota do ar e a determinação de seus perfis de sensibilidade a antimicrobianos, constituem um instrumento essencial para controle microbiológico no ambiente hospitalar e na redução de ocorrências de infecções hospitalares veiculadas pelo ar.
Palabras clave : Farmacorresistência Bacteriana.
Microbiologia do Ar.
Salas cirúrgicas.
Editorial : Instituto de Ciências da Saúde/ Universidade Federal da Bahia
Citación : Rev. Ciênc. Méd. Biol., Salvador, v. 13, n. 2, p. 163-169, mai./ago. 2014.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23160
Fecha de publicación : may-2014
Aparece en las colecciones: Artigo Publicado em Periódico (PPGPIOS)

Ficheros en este ítem:
No hay ficheros asociados a este ítem.


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.