Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Santos, Celso Alberto Saibel | - |
dc.contributor.author | Rehem Neto, Almerindo Nascimento | - |
dc.creator | Rehem Neto, Almerindo Nascimento | - |
dc.date.accessioned | 2017-06-16T15:25:18Z | - |
dc.date.available | 2017-06-16T15:25:18Z | - |
dc.date.issued | 2017-06-16 | - |
dc.date.submitted | 2016-04-25 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23046 | - |
dc.description.abstract | O advento do Kinect desencadeou o crescimento de aplicações voltadas à interação natural, reconhecimento de gestos e ambientes interativos. Com o tempo, percebeu-se que as soluções de interfaces baseadas nesses novos tipos de interação cresciam de maneira rápida e desordenada, sem qualquer preocupação com a formalização de etapas de desenvolvimento. Além disso, questões relativas à forma de representar estas interações, ao contexto onde elas ocorrem e qual o comportamento do ambiente em resposta a estas interações tornaram-se relevantes. Neste sentido, esse trabalho traz como contribuição uma abordagem prática para o desenvolvimento de ambientes interativos através do modelo Where-What-Why-How, ou simplesmente, 3W1H. A solução teve como base uma compilação de tarefas comumente executadas neste tipo de desenvolvimento e relatadas em diversos trabalhos correlatos. A solução parte de três questões principais: (I) quais as reações devem ser disparadas no ambiente interativo; (II) quais as situações que disparam a execução destas reações no ambiente; e, (III) qual o comportamento esperado uma vez que estas situações sejam reconhecidas. O comportamento esperado do ambiente pode ser visto como um conjunto de estados que definem o controle das reações e mudanças dentro do ambiente real ou virtual. A transição entre estes estados comportamentais é feita a partir da composição entre eventos associados, por exemplo, ao reconhecimento de gestos do usuário quando interage com o sistema. A validação da proposta é feita através de alguns estudos de casos completos, que contemplam todas as fases de desenvolvimento e a implementação física do ambiente interativo. Os estudos de caso foram construídos com o auxílio do framework Touch The Air - TTair, uma outra contribuição importante do trabalho. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Interactive Environment | pt_BR |
dc.subject | User Centered Design | pt_BR |
dc.subject | Natural Interaction | pt_BR |
dc.subject | Event-Driven | pt_BR |
dc.subject | Software Development | pt_BR |
dc.subject | Modelos para Ambientes Interativos | pt_BR |
dc.subject | Ambientes Interativos | pt_BR |
dc.subject | Design Centrado no Usuário | pt_BR |
dc.title | Where,What,Whye How: Uma abordagem prática para desenvolvimento de ambientes interativos | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.contributor.referees | Santos, Celso Alberto Saibel | - |
dc.contributor.referees | Apolinário Júnior, Antonio Lopes | - |
dc.contributor.referees | Vieira, Vaninha | - |
dc.contributor.referees | Santana, Ivani Lúcia de | - |
dc.contributor.referees | Gourlarte, Rudinei | - |
dc.publisher.departament | Instituto de Matemática | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa Multiinstitucional de Pós-graduação em Ciência da Computação, UFBA-UNIFACS-UEFS | pt_BR |
dc.publisher.initials | IM | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Sistemas Computacionais | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Tese (PGCOMP)
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