https://repositorio.ufba.br/handle/ri/23046
Tipo: | Tese |
Título: | Where,What,Whye How: Uma abordagem prática para desenvolvimento de ambientes interativos |
Autor(es): | Rehem Neto, Almerindo Nascimento |
Autor(es): | Rehem Neto, Almerindo Nascimento |
Abstract: | O advento do Kinect desencadeou o crescimento de aplicações voltadas à interação natural, reconhecimento de gestos e ambientes interativos. Com o tempo, percebeu-se que as soluções de interfaces baseadas nesses novos tipos de interação cresciam de maneira rápida e desordenada, sem qualquer preocupação com a formalização de etapas de desenvolvimento. Além disso, questões relativas à forma de representar estas interações, ao contexto onde elas ocorrem e qual o comportamento do ambiente em resposta a estas interações tornaram-se relevantes. Neste sentido, esse trabalho traz como contribuição uma abordagem prática para o desenvolvimento de ambientes interativos através do modelo Where-What-Why-How, ou simplesmente, 3W1H. A solução teve como base uma compilação de tarefas comumente executadas neste tipo de desenvolvimento e relatadas em diversos trabalhos correlatos. A solução parte de três questões principais: (I) quais as reações devem ser disparadas no ambiente interativo; (II) quais as situações que disparam a execução destas reações no ambiente; e, (III) qual o comportamento esperado uma vez que estas situações sejam reconhecidas. O comportamento esperado do ambiente pode ser visto como um conjunto de estados que definem o controle das reações e mudanças dentro do ambiente real ou virtual. A transição entre estes estados comportamentais é feita a partir da composição entre eventos associados, por exemplo, ao reconhecimento de gestos do usuário quando interage com o sistema. A validação da proposta é feita através de alguns estudos de casos completos, que contemplam todas as fases de desenvolvimento e a implementação física do ambiente interativo. Os estudos de caso foram construídos com o auxílio do framework Touch The Air - TTair, uma outra contribuição importante do trabalho. |
Palavras-chave: | Interactive Environment User Centered Design Natural Interaction Event-Driven Software Development Modelos para Ambientes Interativos Ambientes Interativos Design Centrado no Usuário |
CNPq: | Sistemas Computacionais |
País: | brasil |
Sigla da Instituição: | IM |
metadata.dc.publisher.program: | Programa Multiinstitucional de Pós-graduação em Ciência da Computação, UFBA-UNIFACS-UEFS |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23046 |
Data do documento: | 16-Jun-2017 |
Aparece nas coleções: | Tese (PGCOMP) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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