Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/23031
Tipo: Dissertação
Título: Monitoramento Eletrônico da Mistura Ar / Combustível em Motores de Combustão Interna Ciclo Otto
Autor(es): Câmara, Júlio César Chaves
Autor(es): Câmara, Júlio César Chaves
Abstract: Legislações ambientais restringem as emissões dos motores de forma rígida, em especial dos veículos automotores, o que exige dos fabricantes o desenvolvimento de tecnologias para redução das emissões de gases, entre elas o gerenciamento eletrônico. Os sistemas de gerenciamento de motores visam um controle preciso da relação ar combustível admitida pelo motor e do sistema de ignição, permitindo que centelhas elétricas no momento e potência adequados sejam descarregadas pelas velas de ignição na mistura comprimida pelos pistões. Para efetuar essa tarefa, os sistemas utilizam informações coletadas em diversos sensores que vão desde temperatura do motor, posição da borboleta de aceleração e vazão de ar admitida até quantidade de oxigênio presente nos gases de escapamento. A principal limitação atual para a melhoria da eficiência do sistema e, por conseguinte, torná-lo apto a novos desafios de restrição de emissão de poluentes é a ausência de uma informação mais precisa do processo de combustão que ocorre no interior dos cilindros do motor. Este trabalho descreve o sistema de gerenciamento eletrônico de motores, suas características e componentes e apresenta as soluções empregadas pela indústria para monitorar a combustão em motores, descrevendo as tecnologias empregadas, características e desafios encontrados. O trabalho apresenta também os dados levantados em experimentos realizados em um motor instrumentado, demonstrando as características do sistema de monitoramento mais usado, através do uso de sensores de oxigênio.As informações descritas demonstram as limitações dos sistemas de monitoramento atual e suas conseqüências ante à operação de um motor de combustão interna representativo.
Palavras-chave: Controle eletrônico de motores
Controle da mistura ar combustível
Sensor de oxigênio
Sonda lambda
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mecatrônica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23031
Data do documento: 16-Jun-2017
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monitoramento eletrônico da mistura ar combustível em motores de combustão interna ciclo otto.pdf5,88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.