Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/22984
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Barbosa, José Nelson Bastos | - |
dc.contributor.author | Camera, Marconi Silveira | - |
dc.creator | Camera, Marconi Silveira | - |
dc.date.accessioned | 2017-06-13T15:10:36Z | - |
dc.date.available | 2017-06-13T15:10:36Z | - |
dc.date.issued | 2017-06-13 | - |
dc.date.submitted | 2015-12-04 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/22984 | - |
dc.description.abstract | Neste material, é apresentado um resumo teórico sobre trigonometria, aspectos teóricos pedagógicos sobre o uso de materiais concreto em sala de aula e um relato de uma experimentação realizada com alunos de segundo ano do Ensino Médio, em aulas, sobre conteúdos de Trigonometria basicamente círculo trigonométrico. No trabalho, objetivou-se analisar o uso de material manipulável como ferramenta de apoio a professores para conteúdos matemáticos, na compreensão no círculo trigonométrico e resolução de problemas relacionados ao mesmo. Como instrumentos de pesquisa, foram empregados um questionário e observações das atividades desenvolvidas pelos estudantes. Foram escolhidos, para apresentação neste material, os dados do questionário aplicado aos alunos e a análise dos resultados da aplicação de uma das atividades, denominada A Circunferência Trigonométrica Numa Abordagem Concreta, na qual foi construído uma circunferência trigonométrica, utilizando uma placa de madeira de dimensão 45cm por 45cm, pregos e borrachas elásticas. O uso de tal ferramenta, efetivamente, propiciou a compreensão dos enunciados e a resolução das questões apresentadas aos alunos. O objetivo deste estudo é mostrar que através do manuseio da Circunferência Trigonométrica o aluno adquira interesse, motivação e seja capaz de desenvolver as seguintes habilidades matemáticas: Familiarizar com a circunferência trigonométrica; Identifcar o seno, cosseno, tangente, cossecante, secante e cotangente de arcos na circunferência trigonométrica; Estudar o comportamento das razões trigonométricas nos quadrantes; Relacionar as razões trigonométricas. Palavras chaves: Trigonometria, Ciclo Trigonométrico, material manipulável, apoio aos professores. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Trigonometria | pt_BR |
dc.subject | Ciclo Trigonométrico | pt_BR |
dc.subject | material manipulável | pt_BR |
dc.subject | apoio aos professores | pt_BR |
dc.title | A circunferência trigonométrica numa abordagem concreta | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referees | Barbosa, José Nelson Bastos | - |
dc.contributor.referees | Nascimento, Antonio Teófilo Ataíde do | - |
dc.contributor.referees | Cunha, Kleyber Mota da | - |
dc.publisher.departament | Instituto de Matemática. Departamento de Matemática. | pt_BR |
dc.publisher.program | Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ensino da Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PROFMAT) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação de Marconi Silveira Camera.pdf | 91,57 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.