Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/22984
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBarbosa, José Nelson Bastos-
dc.contributor.authorCamera, Marconi Silveira-
dc.creatorCamera, Marconi Silveira-
dc.date.accessioned2017-06-13T15:10:36Z-
dc.date.available2017-06-13T15:10:36Z-
dc.date.issued2017-06-13-
dc.date.submitted2015-12-04-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/22984-
dc.description.abstractNeste material, é apresentado um resumo teórico sobre trigonometria, aspectos teóricos pedagógicos sobre o uso de materiais concreto em sala de aula e um relato de uma experimentação realizada com alunos de segundo ano do Ensino Médio, em aulas, sobre conteúdos de Trigonometria basicamente círculo trigonométrico. No trabalho, objetivou-se analisar o uso de material manipulável como ferramenta de apoio a professores para conteúdos matemáticos, na compreensão no círculo trigonométrico e resolução de problemas relacionados ao mesmo. Como instrumentos de pesquisa, foram empregados um questionário e observações das atividades desenvolvidas pelos estudantes. Foram escolhidos, para apresentação neste material, os dados do questionário aplicado aos alunos e a análise dos resultados da aplicação de uma das atividades, denominada A Circunferência Trigonométrica Numa Abordagem Concreta, na qual foi construído uma circunferência trigonométrica, utilizando uma placa de madeira de dimensão 45cm por 45cm, pregos e borrachas elásticas. O uso de tal ferramenta, efetivamente, propiciou a compreensão dos enunciados e a resolução das questões apresentadas aos alunos. O objetivo deste estudo é mostrar que através do manuseio da Circunferência Trigonométrica o aluno adquira interesse, motivação e seja capaz de desenvolver as seguintes habilidades matemáticas: Familiarizar com a circunferência trigonométrica; Identifcar o seno, cosseno, tangente, cossecante, secante e cotangente de arcos na circunferência trigonométrica; Estudar o comportamento das razões trigonométricas nos quadrantes; Relacionar as razões trigonométricas. Palavras chaves: Trigonometria, Ciclo Trigonométrico, material manipulável, apoio aos professores.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTrigonometriapt_BR
dc.subjectCiclo Trigonométricopt_BR
dc.subjectmaterial manipulávelpt_BR
dc.subjectapoio aos professorespt_BR
dc.titleA circunferência trigonométrica numa abordagem concretapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesBarbosa, José Nelson Bastos-
dc.contributor.refereesNascimento, Antonio Teófilo Ataíde do-
dc.contributor.refereesCunha, Kleyber Mota da-
dc.publisher.departamentInstituto de Matemática. Departamento de Matemática.pt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Matemática em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEnsino da Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PROFMAT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação de Marconi Silveira Camera.pdf91,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.