Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/22982
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBoccia, Leonardo Vincenzo-
dc.contributor.authorSantos, Viviane-
dc.creatorSantos, Viviane-
dc.date.accessioned2017-06-12T20:59:00Z-
dc.date.issued2017-06-12-
dc.date.submitted2016-01-22-
dc.identifier.issnDissertação-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/22982-
dc.description.abstractA contemporaneidade demanda por habilidades e conhecimentos cada vez mais específicos, que ultrapassam o simples domínio da codificação e decodificação dos símbolos alfabéticos. Não é mais possível alfabetizar pessoas jovens e adultas ignorando dinâmicas, concepções e tecnologias que norteiam os processos sociais contemporâneos. Por conta dessas inquietações, iniciei uma pesquisa sobre experiências em EJA que contemplassem de alguma forma essas questões. A pesquisa foi realizada em um programa da rede de ensino municipal de Salvador, que vem desenvolvendo um trabalho com a EJA nessa perspectiva, onde, desde a fase de alfabetização os alunos desenvolvem diversas atividades em laboratório de informática, tendo o acompanhamento de professores. A partir daí surgiram as questões que conduziram à construção desta pesquisa: De que formas esses alunos se apropriam das tecnologias digitais no que tange a compreensão e relação com essas máquinas? De quais maneiras, a partir dessa relação, eles ressignificam sua concepção de mundo e seu papel na sociedade? Existem implicações na vida dessas pessoas a partir do uso dessas tecnologias? Se existem, de quais maneiras elas se manifestam? Objetivamos investigar e analisar como se dá as relações dos alunos da EJA com as tecnologias digitais e de quais formas eles ressignificam seus saberes e compreensão de mundo a partir dessas relações. Para o desenvolvimento da pesquisa adotou-se uma abordagem qualitativa, desenvolvida através de entrevistas semi-estruturadas, observações no laboratório de informática do Programa e a dinâmica de grupo focal onde aprofundamos questões relevantes para a pesquisa, suscitadas nas entrevistas. Os resultados da pesquisa apontam que o trabalho com as tecnologias no programa alteram não só a visão de mundo dos alunos da EJA, mas o seu cotidiano seja em casa ou no trabalho. Eles percebem o quanto as tecnologias podem contribuir não só para as situações cotidianas, como podem alargar suas oportunidades quanto à construção de saberes e no relacionamento com as outras pessoas, à medida que possibilitam novas formas de se comunicar e se relacionar. Por conta disso, concluímos que esse trabalho realizado pelo programa é de fundamental importância na vida desses estudantes, enquanto espaço onde eles possam receber as primeiras orientações sistemáticas para utilizar essas tecnologias e aos poucos se apropriarem dos seus recursos.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação de jovens e Adultospt_BR
dc.subjectEscolarizaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleOs alunos da educação de jovens e adultos em processo de escolarização e as relações com as tecnologias digitais: possibilidades e desafios.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.embargo.liftdate10000-01-01-
dc.contributor.refereesAlmeida, Carla-
dc.contributor.refereesSantos, Luciene-
dc.contributor.refereesAlves, Rita de Cássia-
dc.publisher.departamentInstituto de Humanidades, Artes e Ciências.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade.pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpq7.08.07.00-0 Tópicos Específicos de Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpq7.08.07.01-9 Educação de Adultospt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGEISU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Viviane França dos Santos.docx192,76 kBMicrosoft Word XMLVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.