Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Franco, Tertuliano Franco Santos | - |
dc.contributor.author | Assis, Cleber Francisco de | - |
dc.creator | Assis, Cleber Francisco de | - |
dc.date.accessioned | 2017-06-08T11:28:49Z | - |
dc.date.available | 2017-06-08T11:28:49Z | - |
dc.date.issued | 2017-06-08 | - |
dc.date.submitted | 2014-06-06 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/22934 | - |
dc.description.abstract | A grande heterogeneidade etária, social, cultural, econ^onica e cognitiva existente entre os alunos do 6o ano do ensino fundamental do Colégio Militar de Salvador (CMS), observada principalmente no desempenho em matemática, onde muitos alunos atendem a todos os pré-requisitos necessários para cursar o segundo ciclo do ensino fundamental, enquanto que outros tantos não apresentam pré-requisitos algum, ou muito poucos, foi responsável pela busca de um recurso metodológico que fosse capaz de reverter este quadro. Através de pesquisa e verificação de que atividades lúdicas melhoram a auto-estima, a concentração e o desempenho de alunos, em especial em aulas de matemática, fez-se a opção pelo desenvolvimento de um projeto utilizando jogos de tabuleiros, com estes mesmos alunos, no período de maio a agosto de 2013. Este projeto foi iniciado com atividades envolvendo o jogo Semáforo, jogo consagrado no Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos, em Portugal, onde os alunos, em suas próprias salas de aula, conheceram sua história, regras e jogaram efetivamente. Na aula seguinte, trabalharam em uma atividade de matemática envolvendo o jogo, com questões de geometria, divisibilidade, contagem e lógica. Após isso, os alunos foram divididos em grupos, onde cada grupo ficou responsável por um jogo de tabuleiro (Mancala, Hex, Gomoku ou Reversi, todos de regras simples e muito praticados em diversas culturas), pesquisando sua história e regras, fazendo a construção do tabuleiro e peças, jogando-os, ensinando os colegas de outros grupos, apresentando-os como trabalho na Feira Cultural do Colégio Militar de Salvador e, por fim, participando do I Campeonato de Jogos de Tabuleiros do Colégio Militar de Salvador, ocorrido na própria Feira Cultural. Após o desenvolvimento do projeto, foi aplicado um questionário aos professores destes alunos (6o ano do ensino fundamental do CMS) com o objetivo de verificar se houve melhora na concentração dos alunos, no seu comportamento em sala de aula, na disciplina das turmas, durante e depois da realização do projeto. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
dc.subject | Jogos Matemáticos | pt_BR |
dc.subject | Jogos de Tabuleiro | pt_BR |
dc.title | Jogos de Tabuleiro como Recurso Metodológico para Aulas de Matemática no Segundo Ciclo do Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referees | Franco, Tertuliano Franco Santos | - |
dc.contributor.referees | Yartey, Joseph Nee Anyah | - |
dc.contributor.referees | Oliveira, Adriana Neumann de | - |
dc.publisher.departament | Instituto de Matemática. Departamento de Matemática. | pt_BR |
dc.publisher.program | Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ensino da Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PROFMAT)
|