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dc.contributor.advisorSantos, Evandro Carlos Ferreira dos-
dc.contributor.authorMoraes, Paulo Sérgio de Andrade-
dc.creatorMoraes, Paulo Sérgio de Andrade-
dc.date.accessioned2017-06-08T11:20:56Z-
dc.date.available2017-06-08T11:20:56Z-
dc.date.issued2017-06-08-
dc.date.submitted2013-04-04-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/22931-
dc.description.abstractNeste trabalho são apresentadas abordagens da desigualdade isoperimétrica que podem ser utilizadas no ensino básico. Estas incluem: aspectos históricos, deduções formais da desigualdade (dentre as curvas de perímetro fixo a circunferência é a que engloba a maior área) utilizando apenas Geometria Euclidiana e problemas de otimização contextualizados. Como objetivos específicos pretendemos comparar as áreas de polígonos regulares com perímetro constante; mostrar que a área é uma função do número de lados de um polígono regular (perímetro constante); estabelecer uma fórmula para calcular a área de um polígono regular, convexo e de perímetro constante e resolver problemas de otimização.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDesigualdade Isoperimétricapt_BR
dc.subjectCircunferênciapt_BR
dc.subjectÁreapt_BR
dc.subjectPerímetro constantept_BR
dc.subjectOtimizaçãopt_BR
dc.titleAbordagens da Desigualdade Isoperimétrica no Ensino Básicopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesSantos, Evandro Carlos Ferreira dos-
dc.contributor.refereesLázaro, Isaac Costa-
dc.contributor.refereesSilva, Hilário Alencar da-
dc.publisher.departamentInstituto de Matemática. Departamento de Matemática.pt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Matemática em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEnsino da Matemáticapt_BR
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