Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/22742
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLima, Ana Lúcia Pinheiro-
dc.contributor.authorSampaio Junior, Humberto Nascimento-
dc.creatorSampaio Junior, Humberto Nascimento-
dc.date.accessioned2017-06-02T15:20:12Z-
dc.date.available2017-06-02T15:20:12Z-
dc.date.issued2017-06-02-
dc.date.submitted2013-08-01-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/22742-
dc.description.abstractA Matemática é a ciência dos números, dos cálculos e das formas. Desde tempos remotos, o ser humano faz uso da Matemática para facilitar a vida e organizar a sociedade. Assim, torna-se indispensável elaborar explicações simples, objetivas, baseadas em exemplos cotidianos dos educandos, para um fácil entendimento. Deste modo, este trabalho busca analisar a importância da resolução de problemas envolvendo funções de forma interdisciplinar e suas aplicações no contexto social do aluno. Para tanto, tornou-se necessário a divisão do trabalho em etapas, a saber: primeiro foi selecionado o público alvo, no caso em questão, os professores de Matemática do Colégio Estadual Dr. Rômulo Almeida, localizado no município de Santo Antônio de Jesus, Bahia, Brasil. Segundo foi aplicado um questionário situacional, no intuito de verificar o domínio do conteúdo função por estes professores. Terceiro foi feito uma oficina com estes professores sobre elaboração de problemas contextualizados de funções. Quarto foi aplicado um questionário avaliativo com os professores. Utilizou-se de uma amostragem não probabilística por conveniência. A pesquisa classificou-se como exploratória analítica e descritiva. O estudo trata-se de um trabalho de estudo de campo no qual foi identificado que os professores estão dispostos a fazer do ensino da Matemática uma ação participativa interdisciplinar e prazerosa.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFunçãopt_BR
dc.subjectResoluçãopt_BR
dc.subjectProblemaspt_BR
dc.subjectContextualizaçãopt_BR
dc.titleO Ensino - Aprendizagem de Funções Via Resolução de Problemas Contextualizadospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesLima, Ana Lúcia Pinheiro-
dc.contributor.refereesYartey, Joseph Nee Anyah-
dc.contributor.refereesBarros, Jean Fernandes-
dc.publisher.departamentInstituto de Matemática. Departamento de Matemática.pt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Matemática em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEnsino da Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PROFMAT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_Humberto.pdf923,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.