Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/22690
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Rengel, Lenira Peral | - |
dc.contributor.author | Amorim, Alexandra | - |
dc.creator | Amorim, Alexandra | - |
dc.date.accessioned | 2017-06-01T17:40:09Z | - |
dc.date.available | 2017-06-01T17:40:09Z | - |
dc.date.issued | 2017-06-01 | - |
dc.date.submitted | 2017 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/22690 | - |
dc.description.abstract | A pesquisa preocupa-se com aspectos ligados à articulação da dança e educação. Tem como objetivo geral analisar as estratégias metodológicas utilizadas no processo de ensino/aprendizagem na educação infantil com o conhecimento da capoeira. Trata-se de um estudo do tipo etnográfico (ANDRÉ, 2005), baseado na etnopesquisa crítica e multirreferencial (MACEDO, 2000). Caracteriza-se também pela análise de vivências como professora de capoeira na educação infantil por mais de dez anos. São tematizados os aspectos: dança (RENGEL, 2007; 2008; GREINER, 2005; PAREJO, 2010; STRAZZACAPA, 2001; FERRARI, 2016); capoeira (DECÂNIO FILHO, 1997; 2002; CASTRO JUNIOR, 2003; SANTOS, 2003) e; educação e educação infantil (BRASIL, 1998a; 2008; FREIRE, 2007; SODRÉ, 2012). Conclui-se que a riqueza potencial de considerar o movimento como eixo do processo de ensino/aprendizagem do conhecimento capoeira no ensino da arte e da dança, potencializado pela musicalidade, uso de paródias e parlendas, torna as experiências de aprendizagem mais significativas para as crianças. A narração, descrição e análise fundamentada das atividades realizadas e o processo de avaliação da aprendizagem buscam servir de encaminhamentos para referencial, bem como para o processo de produção acadêmica e para o cotidiano pedagógico de professores que atuam no “chão da escola”. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | DANÇA | pt_BR |
dc.subject | CAPOEIRA | pt_BR |
dc.subject | EDUCAÇÃO INFANTIL | pt_BR |
dc.title | “Vem dançar mais eu, Camará! ” Gingar/dançando na capoeira: uma proposta na educação infantil | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referees | Moura, Gilsamara | - |
dc.contributor.referees | Júnior, Luís | - |
dc.publisher.departament | Escola de Dança | pt_BR |
dc.publisher.program | PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM DANÇA | pt_BR |
dc.publisher.initials | PPGDança | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Dança | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGDANCA) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação ALEXANDRA DA PAIXÃO DAMASCENO DE AMORIM.pdf | 4,22 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.