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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/22688
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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRengel, Lenira Peral-
dc.contributor.authorLucena, Aline-
dc.creatorLucena, Aline-
dc.date.accessioned2017-06-01T17:37:08Z-
dc.date.available2017-06-01T17:37:08Z-
dc.date.issued2017-06-01-
dc.date.submitted2017-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/22688-
dc.description.abstractEsta é uma pesquisa artístico-educacional que busca discutir e apresentar indícios afetivos nos quais as ações corporais enquanto ações comuns entre a maioria de nós, possam ser potenciais motes cocriativos em Dança. As ações corporais consideradas aqui a partir de pressupostos da Arte do Movimento de Rudolf Laban (1978) e autores atualizadores como Rengel (2015), são ações comuns entre nós, ações que todos podem fazer, de acordo com as possibilidades de cada um. Essas ações são compreendidas de maneira não dualista, portanto corponectiva (RENGEL, 2007). O prefixo co, articulado com criação, traz uma inclusiva contribuição para compreendermos que nossas ações corporais, presentes em nossas relações diárias, se afetam simultaneamente, cenicamente ou não, de maneira assimétrica. Sob atualizações de estudos provenientes das Ciências Cognitivas e pesquisadores de processos de criação em Dança, descobrimos um caminho transdisciplinar para efetivarmos as ações corporais como mote para propostas cocriativas em Dança. Os conceitos de amor nos auxiliam a compreender processos artístico-educacionais enquanto espaço de aceitação do outro como legítimo na convivência (MATURANA, 1998), do diálogo (FREIRE, 1967, 2016) e da cooperação (SENNETT, 2013) para agirmos cocriativamente. Ações corporais não bastam em suas definições. É necessário buscar caminhos para efetivar seus enunciados enquanto ação comum, compartilhada. Encontramos indícios para o estudo dessas ações: improvisação, estudos sob o prisma da atenção e da percepção de padrões de movimento e aspectos qualitativos do movimento. A experiência, enquanto conceito abordado para nos auxiliar na compreensão da nossa integralidade enquanto pessoa e espécie, é considerada enquanto fazer e estar sujeito a algo, sob a perspectiva também das Ciências Cognitivas, dessa vez com contribuições de Lakoff e Johnson (1999), além de autores como Dewey (2010) e Larrosa (2014). Sendo assim, o intuito de estudar Dança de maneira corresponsável, de modo que não restrinja seu fazer a determinado tipo de pessoa, se faz necessário para assumirmos uma postura amorosa em mediações artísticoeducacionais. A abordagem metodológica adotada foi a bricolagem (DENZIN; LINCOLN, 2006) enquanto postura ativa, flexível e estimuladora na construção e reconstrução de conhecimento. As proposições apresentadas nesta pesquisa encontraram seu espaço de movimento em três ambientes artístico-educativos (“Quebra-cabeças Diários”, “Trilhos e Estações: uma viagem dançada da Calçada a Paripe” e “Se quiser, deixe sua lembrança”), com três características em comum: improvisação, apresentação em espaço público e criação compartilhada, ou seja, cocriação.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectAção corporal labanianapt_BR
dc.subjectCocriaçãopt_BR
dc.subjectAmorpt_BR
dc.subjectRudolf Labanpt_BR
dc.titleProcessos cocriativos em dança: ação corporal Labaniana nas experiências do que nos é comumpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesAquino, Rita Ferreira de-
dc.contributor.refereesGodoy, Kathya Maria Ayres de-
dc.publisher.departamentEscola de Dançapt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM DANÇApt_BR
dc.publisher.initialsPPGDançapt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqDançapt_BR
Appears in Collections:Dissertação (PPGDANCA)

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