Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/22241
Tipo: Dissertação
Título: O perfil dos egressos e suas percepções acerca do Programa Pós-Graduação Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade
Autor(es): Barroso, Patricia
Autor(es): Barroso, Patricia
Abstract: Este trabalho está inserido na linha de pesquisa “Gestão, Formação e Universidade”, vinculada ao Programa de Pós-Graduação Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade (PPGEISU). Objetivou identificar o perfil dos egressos, conhecer suas percepções, identificando os principais aspectos envolvidos na decisão de participar do Programa e as aplicações práticas de suas pesquisas após o término do curso. Envolveu três formas de investigação: levantamento documental, investigação empírica, mediante a aplicação de questionários (survey), e entrevistas semiestruturadas com a Coordenação do Programa. Para a amostra desta pesquisa, foram selecionados apenas egressos do PPGEISU, no período de 2013 a 2015. Do total de 60 questionários enviados, obtiveram-se 45 respondentes. Os resultados indicam que o perfil dos egressos do PPGEISU é formado, em sua maioria, por mulheres, acima de 40 anos, que exercem suas atividades profissionais na Universidade Federal da Bahia e possuem formação profissional diversificada. Dentre os principais aspectos resultantes da participação do Programa após sua conclusão, foram ressaltados o aumento de responsabilidade no emprego e a melhora no prestígio profissional junto à equipe de trabalho. As principais dificuldades apontadas pelos respondentes foram a de conciliar o estudo e o trabalho, juntamente com a escrita da dissertação. Apesar de a maioria dos respondentes não exercer a carreira docente, consideram que o mestrado contribuiu de forma muito significativa para o desenvolvimento de suas habilidades de pesquisa, capacitação para análise de questões mais amplas e aplicabilidade dos conhecimentos obtidos nas tarefas e atividades de trabalho. A adoção de uma perspectiva interdisciplinar, por parte dos professores, foi apontada pelos respondentes como um dos maiores desafios do Programa. O PPGEISU foi avaliado positivamente, sendo considerado de grande importância para o desenvolvimento pessoal e profissional.
Palavras-chave: Estudantes de pós-graduação
Pós-graduação
Egresso
Avaliação
CNPq: Educação
País: Brasil
Sigla da Instituição: PPGEISU
metadata.dc.publisher.program: Estudos Interdisciplinares sobre a Univesidade
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/22241
Data do documento: 4-Mai-2017
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGEISU)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.