Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/22221
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorDutra, Hérrisson Fábio-
dc.contributor.authorVELOSO, ALEXANDRE RIBEIRO DE LIMA-
dc.creatorVELOSO, ALEXANDRE RIBEIRO DE LIMA-
dc.date.accessioned2017-05-02T18:41:17Z-
dc.date.available2017-05-02T18:41:17Z-
dc.date.issued2017-05-02-
dc.date.submitted2016-12-16-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/22221-
dc.description.abstractO maracatu baque solto e seus personagens encantam as praças e o público na zona rural e em grandes centros. Cada público possui perspectivas, entendimentos e valorização diferentes. O presente estudo tem como objetivo entender as relações de um dos seus personagens - o mestre de maracatu e/ou mestre de apito - com o maracatu, brincantes e dirigentes, no tocante a sua contratação, o que resulta em uma relação comercial, relacionando com o mix de marketing. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa com aplicação de questionário com mestres e dirigentes de maracatu em seis municípios da Zona da Norte de Pernambuco e vivências no carnaval em Nazaré da Mata. Os resultados mostraram que há um mercado de mestres de maracatu e a relação deste com os dirigentes segue regras mercadológicas, estando os mestres enquanto produto/serviço, de acordo com os conceitos e mix de marketing (4Ps). A principal demanda é o público interno e brincantes. Fica claro que a praça considerada mais importante é o terreiro da zona da mata onde acontecem as sambadas, caracterizando a preservação da essência do maracatu, mesmo sobre influências externas preservam suas origens. O mercado dos mestres é acometido da supervalorização dos mestres, ponto comum para contratantes e contratados, reféns do mercado, nesse caso, recomenda-se uma adequação dos valores à realidade dos brinquedos.pt_BR
dc.description.sponsorshipMINISTÉRIO DA CULTURA SECRETARIA DE CULTURA DO ESTADO DE PERNAMBUCO FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCOpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMestre de maracatupt_BR
dc.subjectMaracatu de baque soltopt_BR
dc.subjectCultura popularpt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectZona da Mata Norte de Pernambucopt_BR
dc.titleMercado dos Mestrespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.departamentInstituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santospt_BR
dc.publisher.departamentMINISTÉRIO DA CULTURApt_BR
dc.publisher.departamentFUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCOpt_BR
dc.publisher.departamentSECRETARIA DE CULTURA DO ESTADO DE PERNAMBUCOpt_BR
dc.publisher.departamentUNIVERSIDADE DE PERNAMBUCOpt_BR
dc.publisher.initialsIHACpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Aperfeiçoamento em Gestão Cultural (IHAC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Alexandre Veloso.pdf407,12 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.