Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Verhine, Robert Evan | - |
dc.contributor.author | Dantas, Lys Maria Vinhaes | - |
dc.contributor.author | Soares, José Francisco | - |
dc.creator | Verhine, Robert Evan | - |
dc.creator | Dantas, Lys Maria Vinhaes | - |
dc.creator | Soares, José Francisco | - |
dc.date.accessioned | 2011-08-13T17:32:34Z | - |
dc.date.available | 2011-08-13T17:32:34Z | - |
dc.date.issued | 2006 | - |
dc.identifier.issn | 0104-4036 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/2196 | - |
dc.description | p. 291-310,jul./set. | pt_BR |
dc.description.abstract | Nesse artigo, os autores analisam, de maneira comparativa, o Exame Nacional de Avaliação do Desempenho de Estudante – ENADE, e o Exame Nacional de Cursos – ENC, mais conhecido como Provão, a partir de críticas feitas ao segundo e da capacidade do ENADE de endereçá-las. Ao fazê-lo, identificam diferenças e similaridades entre os dois exames, argumentam que ambos têm integridade técnica e apresentam contribuições para o aprimoramento do exame vigente, tais como a elaboração de uma matriz permanente e a pré-testagem dos instrumentos. Em síntese, as análises apontam para uma grande similaridade dos processos técnicos das duas abordagens, enquanto que as diferenças se apresentam mais no plano conceitual, vez que o ENADE se propõe a apresentar um indicador de diferença de desempenho e, especialmente, perde o caráter high stakes do exame que o antecedeu. Os autores concluem que o novo exame não conseguiu, até o momento, resolver vários dos problemas identificados na abordagem anterior, mas que algumas das propostas, se implementadas, constituirão um avanço real para a utilização dos seus resultados. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Avaliação do ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Provão | pt_BR |
dc.subject | ENADE | pt_BR |
dc.subject | SINAES | pt_BR |
dc.subject | High Education Evaluation | pt_BR |
dc.subject | Evaluación de la enseñanza superior | pt_BR |
dc.title | Do Provão ao ENADE: uma análise comparativa dos exames nacionais utilizados no Ensino Superior Brasileiro | pt_BR |
dc.title.alternative | Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.localpub | Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.identifier.number | v. 14, n. 52. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (FACED)
|