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Universidade Federal da Bahia |
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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/21951
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Título : A construção da gestão autônoma das escolas públicas brasileiras: um estudo nas escolas de ensino fundamental em Santa Catarina
Autor : Fischer, Sulivan Desirée
Guimarães, Maria do Carmo Lessa
metadata.dc.creator: Fischer, Sulivan Desirée
Guimarães, Maria do Carmo Lessa
Resumen : O artigo analisa os fatores que favorecem e/ou constrangem a construção do modelo de gestão escolar de carácter autônomo nas escolas públicas da rede municipal de ensino fundamental em Santa Catarina. A gestão autônoma é atributo da gestão escolar referida na LDB/96 e Plano Nacional de Educação (PNE). A análise abrange 06 (seis) municípios do Estado, onde foram pesquisadas 03 (três) escolas em cada um desses municípios. As Conclusões indicam constrangimentos à autonomia administrativa, financeira e pedagógica, com ênfase centrada na transferência de recursos federais como indutor à autonomia.
Palabras clave : Implementação de política pública
Autonomia escolar
Gestão autônoma das escolas.
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : ANPAE
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21951
Fecha de publicación : ene-2013
Aparece en las colecciones: Artigo Publicado em Periódico (NPGA)

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