https://repositorio.ufba.br/handle/ri/21951
metadata.dc.type: | Artigo de Periódico |
Título : | A construção da gestão autônoma das escolas públicas brasileiras: um estudo nas escolas de ensino fundamental em Santa Catarina |
Autor : | Fischer, Sulivan Desirée Guimarães, Maria do Carmo Lessa |
metadata.dc.creator: | Fischer, Sulivan Desirée Guimarães, Maria do Carmo Lessa |
Resumen : | O artigo analisa os fatores que favorecem e/ou constrangem a construção do modelo de gestão escolar de carácter autônomo nas escolas públicas da rede municipal de ensino fundamental em Santa Catarina. A gestão autônoma é atributo da gestão escolar referida na LDB/96 e Plano Nacional de Educação (PNE). A análise abrange 06 (seis) municípios do Estado, onde foram pesquisadas 03 (três) escolas em cada um desses municípios. As Conclusões indicam constrangimentos à autonomia administrativa, financeira e pedagógica, com ênfase centrada na transferência de recursos federais como indutor à autonomia. |
Palabras clave : | Implementação de política pública Autonomia escolar Gestão autônoma das escolas. |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | ANPAE |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI : | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21951 |
Fecha de publicación : | ene-2013 |
Aparece en las colecciones: | Artigo Publicado em Periódico (NPGA) |
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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A Construção da Gestão Autônoma das Escolas Públicas brasileiras - um estudo nas escolas de Ensino Fundamental em Santa Catarina.pdf | 630,07 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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