https://repositorio.ufba.br/handle/ri/21951
metadata.dc.type: | Artigo de Periódico |
Title: | A construção da gestão autônoma das escolas públicas brasileiras: um estudo nas escolas de ensino fundamental em Santa Catarina |
Authors: | Fischer, Sulivan Desirée Guimarães, Maria do Carmo Lessa |
metadata.dc.creator: | Fischer, Sulivan Desirée Guimarães, Maria do Carmo Lessa |
Abstract: | O artigo analisa os fatores que favorecem e/ou constrangem a construção do modelo de gestão escolar de carácter autônomo nas escolas públicas da rede municipal de ensino fundamental em Santa Catarina. A gestão autônoma é atributo da gestão escolar referida na LDB/96 e Plano Nacional de Educação (PNE). A análise abrange 06 (seis) municípios do Estado, onde foram pesquisadas 03 (três) escolas em cada um desses municípios. As Conclusões indicam constrangimentos à autonomia administrativa, financeira e pedagógica, com ênfase centrada na transferência de recursos federais como indutor à autonomia. |
Keywords: | Implementação de política pública Autonomia escolar Gestão autônoma das escolas. |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | ANPAE |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21951 |
Issue Date: | Jan-2013 |
Appears in Collections: | Artigo Publicado em Periódico (NPGA) |
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
A Construção da Gestão Autônoma das Escolas Públicas brasileiras - um estudo nas escolas de Ensino Fundamental em Santa Catarina.pdf | 630,07 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.