Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/21932
metadata.dc.type: | Artigo de Periódico |
Title: | O líder como facilitador do desenvolvimento: aprendendo com a metáfora do jardineiro |
Authors: | Davel, Eduardo Paes Barreto Calasans, Fábia Virgínia Marques Moura, Maria Suzana de Souza |
metadata.dc.creator: | Davel, Eduardo Paes Barreto Calasans, Fábia Virgínia Marques Moura, Maria Suzana de Souza |
Abstract: | O objetivo desta pesquisa é contribuir para aprimorar o conhecimento sobre a liderança no campo da Administração. Mais precisamente, busca-se investigar a prática da liderança pelo intermédio da metáfora (como proposto recentemente por ALVESSON; SPICER, 2011), focalizando nossa atenção na metáfora específica do jardineiro. O enfoque nesta metáfora nos permite estabelecer um diálogo com o estudo feito por Huzzard e Spoelstra (2011), confirmando certos aspectos, ilustrando empiricamente outros e expandindo conceitualmente as categorias propostas por estes autores. Ao explorar de forma inusitada a metáfora enquanto possibilidade de construção do conhecimento, as práticas da jardinagem e da liderança foram comparadas criando um campo de aprendizado para a liderança como prática que facilita o desenvolvimento de projetos, planos, territórios e das pessoas envolvidas, seja ela partindo de uma pessoa ou de um grupo. A metáfora orienta a interpretação e a ação da liderança, destacando o contexto de sua atuação, por isso, torna-se um recurso importante para abrir novos caminhos de compreensão sobre o assunto. |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21932 |
Issue Date: | Apr-2015 |
Appears in Collections: | Artigo Publicado em Periódico (NPGA) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
O líder como facilitador do desenvolvimento - aprendendo com a metáfora do jardineiro.pdf | 345,01 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.