https://repositorio.ufba.br/handle/ri/21911
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Concepções pedagógicas e mudanças nas práticas contábeis: um estudo sobre o modelo educacional adotado em uma universidade pública e a formação crítico-reflexiva do contador |
Autor(es): | Silva, Uilcleides Braga da Santos, Enoque Barbosa dos Cordeiro Filho, José Bernardo Bruni, Adriano Leal |
Autor(es): | Silva, Uilcleides Braga da Santos, Enoque Barbosa dos Cordeiro Filho, José Bernardo Bruni, Adriano Leal |
Abstract: | Novas demandas nas práticas do profissional de Contabilidade têm surgido no contexto da convergência das normas nacionais de Contabilidade aos IFRS. Tais demandas sugerem a adoção de um novo paradigma educacional, buscando inserir na prática pedagógica mecanismos e didáticas de ensino que utilizem metodologias ativas, caracterizadas pelo diálogo entre professor e aluno, através do qual o conhecimento é construído em conjunto, suplantando a metodologia usualmente chamada de concepção educacional passiva. Esta pesquisa buscou identificar a concepção educacional utilizada em uma IES pública de Salvador. Foi adotado um enfoque interpretativo, com uso de técnicas qualitativas e quantitativas. Os resultados sugerem que há uma predominância do modelo educacional de concepção passiva, caracterizado por uma perspectiva dominante do professor como detentor do conhecimento, desfavorecendo o desenvolvimento de novos profissionais com perfil crítico, analítico, reflexivo. Uma parte substancial dos respondentes também deixou clara a percepção de que o uso mais intenso de metodologias ativas poderia contribuir para formar profissionais com o perfil que o mercado tem buscado. |
Palavras-chave: | Metodologias Ativas de Ensino Ensino de Contabilidade e Controladoria Concepções Pedagógicas |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21911 |
Data do documento: | 20-Mar-2014 |
Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (NPGA) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CONCEPCOES_PEDAGOGICAS_E_MUDANCAS_NAS_PRATICAS_CON.pdf | 702,18 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.