Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/21911
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Concepções pedagógicas e mudanças nas práticas contábeis: um estudo sobre o modelo educacional adotado em uma universidade pública e a formação crítico-reflexiva do contador
Autor(es): Silva, Uilcleides Braga da
Santos, Enoque Barbosa dos
Cordeiro Filho, José Bernardo
Bruni, Adriano Leal
Autor(es): Silva, Uilcleides Braga da
Santos, Enoque Barbosa dos
Cordeiro Filho, José Bernardo
Bruni, Adriano Leal
Abstract: Novas demandas nas práticas do profissional de Contabilidade têm surgido no contexto da convergência das normas nacionais de Contabilidade aos IFRS. Tais demandas sugerem a adoção de um novo paradigma educacional, buscando inserir na prática pedagógica mecanismos e didáticas de ensino que utilizem metodologias ativas, caracterizadas pelo diálogo entre professor e aluno, através do qual o conhecimento é construído em conjunto, suplantando a metodologia usualmente chamada de concepção educacional passiva. Esta pesquisa buscou identificar a concepção educacional utilizada em uma IES pública de Salvador. Foi adotado um enfoque interpretativo, com uso de técnicas qualitativas e quantitativas. Os resultados sugerem que há uma predominância do modelo educacional de concepção passiva, caracterizado por uma perspectiva dominante do professor como detentor do conhecimento, desfavorecendo o desenvolvimento de novos profissionais com perfil crítico, analítico, reflexivo. Uma parte substancial dos respondentes também deixou clara a percepção de que o uso mais intenso de metodologias ativas poderia contribuir para formar profissionais com o perfil que o mercado tem buscado.
Palavras-chave: Metodologias Ativas de Ensino
Ensino de Contabilidade e Controladoria
Concepções Pedagógicas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21911
Data do documento: 20-Mar-2014
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (NPGA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CONCEPCOES_PEDAGOGICAS_E_MUDANCAS_NAS_PRATICAS_CON.pdf702,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.