Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/21911
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorSilva, Uilcleides Braga da-
dc.contributor.authorSantos, Enoque Barbosa dos-
dc.contributor.authorCordeiro Filho, José Bernardo-
dc.contributor.authorBruni, Adriano Leal-
dc.creatorSilva, Uilcleides Braga da-
dc.creatorSantos, Enoque Barbosa dos-
dc.creatorCordeiro Filho, José Bernardo-
dc.creatorBruni, Adriano Leal-
dc.date.accessioned2017-04-11T18:32:12Z-
dc.date.available2017-04-11T18:32:12Z-
dc.date.issued2014-03-20-
dc.identifier.issn1984-6266-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21911-
dc.description.abstractNovas demandas nas práticas do profissional de Contabilidade têm surgido no contexto da convergência das normas nacionais de Contabilidade aos IFRS. Tais demandas sugerem a adoção de um novo paradigma educacional, buscando inserir na prática pedagógica mecanismos e didáticas de ensino que utilizem metodologias ativas, caracterizadas pelo diálogo entre professor e aluno, através do qual o conhecimento é construído em conjunto, suplantando a metodologia usualmente chamada de concepção educacional passiva. Esta pesquisa buscou identificar a concepção educacional utilizada em uma IES pública de Salvador. Foi adotado um enfoque interpretativo, com uso de técnicas qualitativas e quantitativas. Os resultados sugerem que há uma predominância do modelo educacional de concepção passiva, caracterizado por uma perspectiva dominante do professor como detentor do conhecimento, desfavorecendo o desenvolvimento de novos profissionais com perfil crítico, analítico, reflexivo. Uma parte substancial dos respondentes também deixou clara a percepção de que o uso mais intenso de metodologias ativas poderia contribuir para formar profissionais com o perfil que o mercado tem buscado.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.sourcehttps://www.researchgate.net/publication/273167686pt_BR
dc.subjectMetodologias Ativas de Ensinopt_BR
dc.subjectEnsino de Contabilidade e Controladoriapt_BR
dc.subjectConcepções Pedagógicaspt_BR
dc.titleConcepções pedagógicas e mudanças nas práticas contábeis: um estudo sobre o modelo educacional adotado em uma universidade pública e a formação crítico-reflexiva do contadorpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.localpubRevista de Contabilidade e Controladoriapt_BR
dc.identifier.numberv. 6, n.2, p. 54-66, maio/ago. 2014.pt_BR
Aparece en las colecciones: Artigo Publicado em Periódico (NPGA)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
CONCEPCOES_PEDAGOGICAS_E_MUDANCAS_NAS_PRATICAS_CON.pdf702,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.