Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/21911
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Uilcleides Braga da | - |
dc.contributor.author | Santos, Enoque Barbosa dos | - |
dc.contributor.author | Cordeiro Filho, José Bernardo | - |
dc.contributor.author | Bruni, Adriano Leal | - |
dc.creator | Silva, Uilcleides Braga da | - |
dc.creator | Santos, Enoque Barbosa dos | - |
dc.creator | Cordeiro Filho, José Bernardo | - |
dc.creator | Bruni, Adriano Leal | - |
dc.date.accessioned | 2017-04-11T18:32:12Z | - |
dc.date.available | 2017-04-11T18:32:12Z | - |
dc.date.issued | 2014-03-20 | - |
dc.identifier.issn | 1984-6266 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21911 | - |
dc.description.abstract | Novas demandas nas práticas do profissional de Contabilidade têm surgido no contexto da convergência das normas nacionais de Contabilidade aos IFRS. Tais demandas sugerem a adoção de um novo paradigma educacional, buscando inserir na prática pedagógica mecanismos e didáticas de ensino que utilizem metodologias ativas, caracterizadas pelo diálogo entre professor e aluno, através do qual o conhecimento é construído em conjunto, suplantando a metodologia usualmente chamada de concepção educacional passiva. Esta pesquisa buscou identificar a concepção educacional utilizada em uma IES pública de Salvador. Foi adotado um enfoque interpretativo, com uso de técnicas qualitativas e quantitativas. Os resultados sugerem que há uma predominância do modelo educacional de concepção passiva, caracterizado por uma perspectiva dominante do professor como detentor do conhecimento, desfavorecendo o desenvolvimento de novos profissionais com perfil crítico, analítico, reflexivo. Uma parte substancial dos respondentes também deixou clara a percepção de que o uso mais intenso de metodologias ativas poderia contribuir para formar profissionais com o perfil que o mercado tem buscado. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.source | https://www.researchgate.net/publication/273167686 | pt_BR |
dc.subject | Metodologias Ativas de Ensino | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Contabilidade e Controladoria | pt_BR |
dc.subject | Concepções Pedagógicas | pt_BR |
dc.title | Concepções pedagógicas e mudanças nas práticas contábeis: um estudo sobre o modelo educacional adotado em uma universidade pública e a formação crítico-reflexiva do contador | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.localpub | Revista de Contabilidade e Controladoria | pt_BR |
dc.identifier.number | v. 6, n.2, p. 54-66, maio/ago. 2014. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Artigo Publicado em Periódico (NPGA) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
CONCEPCOES_PEDAGOGICAS_E_MUDANCAS_NAS_PRATICAS_CON.pdf | 702,18 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.