Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/21869
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Processo Gestor do Ensino Superior Federal: uma Análise à Luz da Experiência UFBA
Autor(es): Almeida, Denise Ribeiro de
Autor(es): Almeida, Denise Ribeiro de
Abstract: O estudo tem por objetivo analisar a forma como a adoção de pressupostos gerencialistas afeta algumas dimensões do ensino superior público em geral, e da UFBA no particular durante o período 2000-2010. Para tanto, utilizou-se como fonte de coleta de dados entrevistas com atores-chave na trajetória histórica da UFBA, assim como documentos oficiais da IFES. As informações são analisadas por meio da Análise de Conteúdo Categorial, tendo-se por categorias os resultados na gestão, e as formas de responsabilização e controle das ações dos gestores pelos resultados obtidos. Os resultados do trabalho apontam que apesar dos esforços empreendidos durante o período analisado, a maior parte das metas traçadas não vem sendo alcançada. A IFES mantém um modelo de gestão tradicional semelhante ao implantado quando da Reforma de 1968, pouco avançando em termos de mudanças de natureza gestora e pedagógica. Sugere-se a realização de trabalhos que retomem esta análise detalhando os aspectos aqui estudados sob uma perspectiva mais geral, assim como se realizem estudos similares que explorem o momento atual de outras IFES e da própria UFBA.
Palavras-chave: Gestão Pública
Gerencialismo
Modernização Administrativa
Gestão Universitária
País: Brasil
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21869
Data do documento: Jan-2014
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (NPGA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Processo Gestor do ensino superior federal - uma análise à luz da experiência UFBA.pdf258,56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.