https://repositorio.ufba.br/handle/ri/21869
metadata.dc.type: | Artigo de Periódico |
Título : | Processo Gestor do Ensino Superior Federal: uma Análise à Luz da Experiência UFBA |
Autor : | Almeida, Denise Ribeiro de |
metadata.dc.creator: | Almeida, Denise Ribeiro de |
Resumen : | O estudo tem por objetivo analisar a forma como a adoção de pressupostos gerencialistas afeta algumas dimensões do ensino superior público em geral, e da UFBA no particular durante o período 2000-2010. Para tanto, utilizou-se como fonte de coleta de dados entrevistas com atores-chave na trajetória histórica da UFBA, assim como documentos oficiais da IFES. As informações são analisadas por meio da Análise de Conteúdo Categorial, tendo-se por categorias os resultados na gestão, e as formas de responsabilização e controle das ações dos gestores pelos resultados obtidos. Os resultados do trabalho apontam que apesar dos esforços empreendidos durante o período analisado, a maior parte das metas traçadas não vem sendo alcançada. A IFES mantém um modelo de gestão tradicional semelhante ao implantado quando da Reforma de 1968, pouco avançando em termos de mudanças de natureza gestora e pedagógica. Sugere-se a realização de trabalhos que retomem esta análise detalhando os aspectos aqui estudados sob uma perspectiva mais geral, assim como se realizem estudos similares que explorem o momento atual de outras IFES e da própria UFBA. |
Palabras clave : | Gestão Pública Gerencialismo Modernização Administrativa Gestão Universitária |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI : | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21869 |
Fecha de publicación : | ene-2014 |
Aparece en las colecciones: | Artigo Publicado em Periódico (NPGA) |
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Processo Gestor do ensino superior federal - uma análise à luz da experiência UFBA.pdf | 258,56 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.