Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/21852
metadata.dc.type: | Artigo de Periódico |
Title: | O desenvolvimento de uma escala de transição e adaptação acadêmica |
Authors: | Pinho, Ana Paula Moreno Tupinambá, Antonio Caubi Ribeiro Bastos, Antônio Virgílio Bittencourt |
metadata.dc.creator: | Pinho, Ana Paula Moreno Tupinambá, Antonio Caubi Ribeiro Bastos, Antônio Virgílio Bittencourt |
Abstract: | A experiência vivida por jovens calouros em universidades é composta por várias facetas. Durante o primeiro ano da universidade, o estudante passa por um processo de adaptação acadêmica marcada por mudanças. Esse período, sendo multidimensional e complexo, necessita ser investigado, principalmente no contexto brasileiro, em que muitas alterações ocorreram no ingresso ao ensino superior e poucos estudos foram desenvolvidos para avaliar as dificuldades de adaptação desses novos estudantes. O objetivo deste estudo foi desenvolver um instrumento que avalie a experiência de transição acadêmica enfrentada por jovens calouros. Participaram da pesquisa 275 estudantes de graduação de duas universidades públicas federais. O instrumento utilizado inspirou-se no Questionário de Experiências de Transição Acadêmica – QETA – introduzido por Stocker e Faria (2008), em Portugal. As análises utilizaram o SPSS –StatisticalPackage for the Social Sciences e princípios da análise fatorial: técnicas de extração de componentes principais e rotação Oblimin direct, com o teste de confiabilidade, Alpha de Cronbach. A escala foi definida em cinco dimensões. Os resultados confirmam a pertinência de algumas dimensões, como pares e professores e traz evidências da importância do ensino médio para o estudo sobre a transição e adaptação acadêmica no contexto universitário. |
Keywords: | Transição acadêmica Ensino médio Mudanças comportamentais Fatores de evasão acadêmica |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21852 |
Issue Date: | Jan-2016 |
Appears in Collections: | Artigo Publicado em Periódico (NPGA) |
Files in This Item:
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.