Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Marfuz, Luiz | - |
dc.contributor.author | Schimith, Mateus | - |
dc.creator | Schimith, Mateus | - |
dc.date.accessioned | 2017-04-10T11:39:39Z | - |
dc.date.available | 2017-04-10T11:39:39Z | - |
dc.date.issued | 2017-04-10 | - |
dc.date.submitted | 2017-03-31 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21834 | - |
dc.description.abstract | A tese aborda a noção de presença cênica, ao relacioná-la à prática de jogos no processo criativo, com ênfase nas construções poética do ator, no qual são levantadas questões autoetnográficas acerca do objeto. Trata-se de um estudo sobre as proximidades entre a presença cênica e o jogo na articulação das relações que o ator estabelece em cena. Para chegar a esse propósito, o estudo parte do reconhecimento da presença cênica nas poéticas de três pedagogos teatrais: Stanislavski, Brecht e Eugenio Barba, que se dedicaram a discutir diferentes concepções das relações entre ator e espectador na criação cênica. A partir disso, experimenta-se uma aproximação com a teoria do jogo, especialmente no que converge ao processo criativo, o qual se traduz em um reconhecimento do ator em sua natureza como jogador. Partindo dessa ideia, aproxima-se da metodologia desenvolvida por Alexandre del Perugia, para estabelecer aproximações entre a presença cênica e o jogo. A tese se conclui com a reflexão pessoal sobre as tensões e aproximações autoetnográficas que permitiram convergir essas noções como elementos fundamentais para uma poética como ator, na qual o seu autor encontra-se implicado. Finalmente, o estudo aponta possíveis caminhos a se pensar numa prática voltada para a presença cênica. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Presença cênica | pt_BR |
dc.subject | jogo | pt_BR |
dc.subject | ator | pt_BR |
dc.subject | relação | pt_BR |
dc.subject | poética | pt_BR |
dc.title | Presença cênica e jogo: articulações e tensões nas construções poéticas como ator | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Icle, Gilberto | - |
dc.contributor.referees | Rangel, Sônia | - |
dc.contributor.referees | Alcântara, Paulo Henrique Correia | - |
dc.contributor.referees | Porteiro, Tiago | - |
dc.publisher.departament | Escola de Teatro | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas e Dança | pt_BR |
dc.publisher.initials | PPGAC | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Interpretação Teatral | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Tese (PPGAC)
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