https://repositorio.ufba.br/handle/ri/21757
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | MARTINS, Suzana Maria Coelho | - |
dc.contributor.author | BUSAID, Ana Milena Navarro | - |
dc.creator | BUSAID, Ana Milena Navarro | - |
dc.date.accessioned | 2017-03-27T12:34:07Z | - |
dc.date.available | 2017-03-27T12:34:07Z | - |
dc.date.issued | 2017-03-27 | - |
dc.date.submitted | 2014-09-30 | - |
dc.identifier.other | CDD 793.3 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21757 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa é uma investigação que explora a improvisação em/com dança a partir do estudo descritivo, analítico e reflexivo sobre os processos artístico-pedagógicos da Escola Zajana Danza da Cidade de Bogotá, Colômbia. O intuito deste trabalho é gerar um material teórico para apontar aspectos relacionados com a improvisação, especialmente sobre o desenvolvimento do processo criativo e suas implicações no ensino e na arte. Nos últimos cinco anos, atividades de improvisação em espaços alternativos, como, por exemplo, ruas, parques, shoppings e etc, provocaram significativos resultados na trajetória artística dos estudantes, ressaltando a importância do treinamento em improvisação e a inclusão de pessoas de diversas técnicas com ou sem formação profissional em dança. Através da abordagem da criação como processo em forma de rede (SALLES, 2008), o objetivo desta pesquisa é expor e analisar as etapas do processo de criação da improvisação. A metodologia prática da improvisação se nortea a partir dos princípios de percepção, de atenção, de investigação e de composição, compreendidos a partir de trajetos possíveis e não como regras pré-estabelecidas, os quais auxiliam a entender como se organiza o ato criativo na improvisação em/com dança. A pesquisa demonstra a improvisação como construção aberta e em movimento (ECO, 2003), a qual direciona o seu sentido para criações compartilhadas e participativas entre o improvisador e o seu público, e constata que o seu processo criativo em trama atinge decisões particulares, em conjunção com sentidos coletivos. Propõe-se ainda a improvisação como acionadora de um discurso para a dança, na sua dimensão de construção de subjetividades, de ativação da criatividade e de disposições que carregam características de discussão e crítica no fazer da dança. Conclui-se que a Escola Zajana Danza encontra na improvisação, modos de compartilhar as diferenças de corpos e seus aprendizados como potência criadora, e por sua vez, forma de expressão própria de cada indivíduo, articulando-se para abrir oportunidades a todos os corpos no campo artístico-pedagógico. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Improvisação | pt_BR |
dc.subject | Dança | pt_BR |
dc.subject | Processo Criativo | pt_BR |
dc.subject | Escola Zajana Danza | pt_BR |
dc.title | Processos de Criação em Improvisação: Experiências artístico-pedagógico na Escola Zajana Danza | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referees | NUNES, Sandra Meyer | - |
dc.contributor.referees | AMOROSO, Daniela | - |
dc.publisher.departament | Escola de Teatro | pt_BR |
dc.publisher.program | em Artes Cênicas | pt_BR |
dc.publisher.initials | ET/PPGAC | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGAC) |
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